Livros
09 setembro 2023

Livros

Tempo de leitura: 4 min
Nas nossas sugestões de leitura deste mês destacamos a obra «Os Jovens – a Conquista da Identidade», das edições Paulinas. Sugerimos ainda a leitura de «Como fazer frente a um ditador», das Ideias de Ler e «O coração fala-nos de Deus», da editora A.O. Boas leituras!
Marta Arrais
---

A conquista da identidade

A obra Os Jovens – a Conquista da Identidade é, além de uma reflexão muito completa sobre a identidade dos jovens, também um conjunto de recursos pedagógicos e formativos que visam auxiliar os animadores, educadores ou catequistas a encontrar materiais adequados que possam ser catapulta para a formação dos mais novos, integrando o mundo que trazem dentro.

O prefácio é da autoria de D. Nuno Almeida e chama a atenção dos leitores para um livro que pretende oferecer compreensão para os jovens em todas as suas dimensões. É uma obra que exige que sejamos capazes de querer conhecer o que os jovens trazem dentro do coração e do pensamento, em vez de ceder à tentação de nos perdermos em julgamentos pouco fundamentados. Tal como podemos ler nestas primeiras páginas: para compreender os jovens é necessário compreender o seu contexto e as suas circunstâncias. Segundo, ainda, o autor deste prefácio esta é uma obra que pretende aproximar gerações e criar pontes entre os jovens e todos os que também fazem parte da Igreja.

Conforme vamos avançando na leitura, compreendemos que o P.e José Luís Coelho vai entrelaçando uma série de temas relevantes para a vida dos jovens com exercícios práticos de reflexão e oração. Falar-nos-á a todos da identidade, da importância dos valores, da relevância do grupo de amigos, da educação e da pedagogia e dos mistérios do próprio Deus.

Esta é uma obra completíssima, tanto pela qualidade das reflexões da autoria do P.e José Luís, como pela diversidade de propostas de actividades com cariz prático que, sem dúvida, poderão enriquecer qualquer grupo catequético ou de formação de jovens.

 

 Livro1

Numa sociedade que parece não querer compreender os jovens nas suas várias dimensões, e que em vez de acolher as suas questões existenciais, pretende diluí-las com distracções pouco válidas, este livro surge-nos como uma espécie de salva-vidas capaz de resgatar as relações entre os jovens e os seus catequistas ou animadores. Se os jovens são, de facto, o futuro do mundo que hoje habitamos, fará muito mais sentido dedicar-lhes tempo e cuidado do que arriscar perdê-los.

Numa linguagem simples e acessível a todos, o autor é capaz de unir textos de reflexão mais aprofundada com exercícios viáveis e pouco complicados para a exploração de temas de fundo que nem sempre se afiguram fáceis de compreender. É uma obra necessária em qualquer grupo de jovens ou de catequese e, seguramente, será capaz de incluir, com mestria, todos os que fazem parte do processo de crescimento e formação dos mais novos.

Título: Os Jovens – a Conquista da Identidade

Autor: José Luís do Souto Coelho

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 640

  

 Livro2

Maria Ressa, Prémio Nobel da Paz de 2021, jornalista que denunciou os métodos adoptados nas Filipinas na guerra às drogas, apresenta nesta obra como desmontou a rede de desinformação criada pelo presidente Rodrigo Duterte. Ressa é um símbolo da luta pela liberdade de expressão e de imprensa.

Título: Como fazer frente a um ditador

Autora: Maria Ressa

Editora: Ideias de Ler

www.ideiasdeler.pt  |  Tel. 226 088 342

 

 Livro3

A obra reúne as reflexões do Papa Francisco sobre a arte do discernimento, que, segundo o papa, «se pode aprender». O livro dedicado ao discernimento tem duas partes: a primeira propõe 14 catequeses do papa apresentadas nas audiências gerais; a segunda oferece textos dos documentos e discursos papais.

Título: O Coração fala-nos de Deus

Autor: Papa Francisco (editado por Giacomo Costa, sj)

Editora: Editorial A. O.

http://livraria.apostoladodaoracao.pt/  |  Tel. 253 689 443

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 745
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.