Livros
05 abril 2024

Sugestões de leitura

Tempo de leitura: 4 min
Este mês damos destaque ao livro «Cartas a um jovem ateu», da editora Apostolado da Oração. Sugerimos ainda «A casa dos olhares» e «Os outros de alguém». Boas leituras!
Marta Arrais
---

A obra Cartas a Um Jovem Ateu, do jesuíta Nuno Tovar de Lemos, é um livro na forma epistolar que nos confronta com questões profundas sobre a fé e a sua vivência. As cartas que este autor (que é padre) escreve a um jovem ateu acabam por nos dizer muito também a nós, católicos (e crentes!).

Compreendemos assim que todas as questões que assolam a alma de um descrente ou de um ateu são, também, questões que a todos nos tocam numa ou outra altura da nossa vida.

Vale a pena referir as considerações que o autor menciona sobre a fé e sobre o que significa. A fé não é um movimento vazio e simples de querer ou não querer, mas sim um acto profundo de compromisso e de amor. É querer deixar o racional e os enredos da mente para entrar numa dimensão mais paterna de acompanhamento e de ternura.

O autor vai-nos conduzindo nas respostas que dá ao Bruno, este jovem ateu, e torna-nos testemunhas deste processo de autoconhecimento e de descoberta interna. Este jovem traz-nos dúvidas que têm correspondência com as do próprio leitor. São exemplos destas: como compreender as tragédias se Deus existe? Como conceber a riqueza material da própria Igreja num mundo de tanta pobreza e miséria?

Quem de nós não se terá já perguntado sobre tudo isto? Quem de nós não terá já ponderado continuar ou não a seguir um caminho de fé?

 

500x

É sobre todas estas inquietações que Nuno Tovar de Lemos reflecte com uma inegável mestria. Sem teorizar, sem trazer fundamentos teológicos, mas antes com um profundo apelo à própria vida e ao que de mais simples nos traz e pode trazer, o autor revela-nos respostas claras, lúcidas e cheias de sentido que podemos adaptar à nossa própria realidade.

Como nos diz o autor: «A proximidade com Deus – quando é verdadeira – reforça o melhor de nós e torna-nos mais humanos.» Num mundo em que cada vez mais impera a inteligência artificial, não deveremos nós investir em ser mais humanos, mais próximos de nós próprios e de quem connosco partilha este caminho da vida?

Esta é uma obra que nos oferece mais perguntas do que respostas. Perguntas que nos desinstalam. Que nos permitem reflectir sobre a forma como queremos e podemos viver a nossa vida. Mas estas perguntas semeadas pelo autor não vêm para nos confundir, mas antes para nos despertar e para nos apaziguar. A fé não deixa de ser fé só por termos dúvidas. E é nestas dúvidas e nestas inquietações que encontraremos, novamente, o refúgio que precisamos para seguir em frente: o amor do Pai.

Título: Cartas a Um Jovem Ateu

Autor: Nuno Tovar de Lemos

Editora: Apostolado da Oração

http://livraria.apostoladodaoracao.pt  |  Tel. 253 689 443

 

 500x (1)

O escritor Daniele Mencarelli percorre neste romence, com rara densidade, os anos sombrios que viveu um jovem poeta, oprimido por uma crise interior, e a progressiva redescoberta e libertação da angústia ao fazer uma experiência no hospital Bambino Gesù. Uma história sobre o sentido e a reconstrução da vida.

Título: A Casa dos Olhares

Autor: Daniele Mencarelli

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt  | Tel. 219 405 640

 

 Livro3

Testemunho pessoal de como os lares são geridos em Portugal e como as famílias reagem à velhice. A importância da individualidade, de descomplicar a velhice com amor e empatia e conselhos práticos para famílias e cuidadores profissionais pela mão de uma especialista em boas práticas em Geriatria.

Título: Os Outros de Alguém

Autora: Joana Subtil

Editora: Guerra & Paz / Crisântemo

www.guerraepaz.pt/crisantemo  | Tel. 213 144 488

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 745
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.