Livros
06 junho 2024

Livros de Junho 2024

Tempo de leitura: 4 min
Deixamos aos nossos leitores mais três excelentes sugestões de leitura para este mês de Junho, com destaque para o livro «No Meu Posto de Sentinela o Dia Inteiro», das edições Paulinas.
Marta Arrais
---

No-meu-posto-de-sentinela-o-dia-inteiro

 

A obra No Meu Posto de Sentinela o Dia Inteiro é da autoria de D. António Couto, bispo de Lamego, e apresenta-se-nos como um livro marcadamente introspectivo e profundo tendo como base a interioridade riquíssima do próprio autor. 

Tal como o próprio nos indica na introdução, esta é uma obra constituída por cinco partes, sendo que a primeira se dedica à exploração da figura de Maria bem como da sua dimensão contemplativa e de silêncio reparador; a segunda parte reúne alguns «cenários bíblicos» que o autor interiorizou e digeriu nas suas viagens internas e que muito enriquecem o leitor; a terceira parte dedica-se aos acontecimentos deste tempo que nos atravessam a todos e que nos impactam de formas tantas vezes inimagináveis. Há uma reflexão sobre o estado pouco empático a que a sociedade chegou e um incentivo ao resgate dos valores de fraternidade que todos somos chamados a praticar.
A quarta acaba por ir ao encontro desta última, tecendo reflexões sobre a nossa condição humana e o nosso impulso de nos inebriar por brilhos que não rimam nunca com a verdadeira luz. A quinta e última parte concentra uma série de histórias de origem judaica com uma mensagem que interpelará o leitor mais atento.

É de salientar a forma poética e luminosa como o autor escreve, conduzindo-nos numa viagem à nossa própria interioridade humana e cristã, acendendo em nós uma luz que só pode vir do próprio Deus. Mais se acrescenta que a leitura deste livro se faz sem grande esforço pela relevância dos temas, mas também pela proximidade que o autor estabelece com o leitor. É uma obra recheada de poesia, mesmo quando escrita em prosa, com apontamentos breves, mas significativos sobre as Escrituras. 

Vale a pena referir uma das histórias «encantatórias» que nos conta D. António Couto. Uma menina muito pobre quer pedir abundância para a sua família ao profeta Elias e tenta escrever-lhe uma carta. Não tendo o endereço do profeta, o pai aconselha-a a atirar a carta pela janela dando-lhe a certeza de que será, de todas as formas, alcançada pelo destinatário. A carta é lida por um homem rico que, não sendo o profeta Elias, traz abundância e riqueza à família da menina naquela Páscoa. Além da beleza e da inocência que residem neste conto judaico, encontramos também a certeza de que Deus encontra sempre os meios certos para nos responder às nossas preces, mesmo que não seja da forma que primeiramente imaginámos.

Uma leitura necessária e belíssima que integra aquilo que mora dentro de um coração humano que, na sua fragilidade, apenas procura o colo e o consolo do Pai.

Título: No Meu Posto de Sentinela o Dia Inteiro

Autor: António Couto

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt  | Tel. 219 405 640

 

 

O Apelo da Liberdade

Entre os séculos xv e xix, um número significativo de africanos das áreas de influência portuguesa foram obrigados a deixar as suas terras. Mas muitos recusaram-se a aceitar a situação de escravidão. É sobre estes resistentes que trata o livro do investigador do CHAM (Universidade Nova de Lisboa  e Universidade dos Açores).

 

Título: O Apelo da Liberdade

Autor: Arlindo Manuel Caldeira

Editora: LeYa / Casa das Letras

https://www.leya.com  | Tel. 214 272 200

 

unnamed-11

A Eucaristia é o maior tesouro da Igreja, que só vive plenamente alimentando-se dela – Deus que se oferece como comida e bebida. Nesta obra, o autor convida o leitor a rezar e meditar a divina presença eucarística mediante orações tradicionais meditadas, orações a Jesus Eucaristia e meditações eucarísticas.

Título: O Tesouro da Eucaristia

Autora: Dário Pedroso

Editora: Editorial AO

livraria.apostoladodaoracao.pt   | Tel. 253 689 443

 

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Junho 2024 - nº 747
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.