Livros
13 abril 2020

Leituras

Tempo de leitura: 5 min
«O compromisso do cristão no mundo», «Fake Pope – As falsas notícias acerca do Papa Francisco» da Paulinas Editora e «Desbloqueia a tua Paróquia», da Paulus Editora, são as nossas sugestões de leitura para este mês.
Marta Arrais
---

Título: «O compromisso do cristão no mundo»

Autores: Hans Urs von Balthasar e Luigi Giussani

Editor: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 640

Livro1

Cristãos comprometidos 

A obra intitulada O Compromisso do Cristão no Mundo reúne textos de conferências dadas pelos dois autores, Hans Urs Von Balthasar e Luigi Giussani, no âmbito de um encontro de estudantes das universidades de Friburgo, Berna e Zurique, em 1971.

Ainda que haja uma considerável distância temporal entre a data dos textos e a actualidade, em nenhum momento o leitor se sentirá perante uma linguagem que não pode compreender ou que lhe está distante. Muito pelo contrário: os autores transmitem uma ideia de grande proximidade. Na realidade, o assunto que norteia o livro em questão acaba por dizer respeito a todos os que se consideram cristãos.

Na nota introdutória à edição portuguesa do livro, o P.e Duarte da Cunha reflecte sobre uma questão que assola cada um de nós: a busca pela felicidade e as tentativas frustradas para a encontrar. O encontro com essa felicidade dependerá, também, da nossa relação com Deus e da nossa atitude como cristãos.

Ainda antes de mergulharmos nas palavras do autor Hans Balthasar, o prefácio do livro (por Julián Carrón) deixa-nos o confronto com algumas questões que serão, depois, mais profundamente desenvolvidas: o que é ser cristão? Como usar a nossa liberdade? Como ser feliz através do Evangelho?

Já por meio das palavras de Hans Balthasar, um dos maiores teólogos católicos do século xx, reflectiremos sobre a desconfiança que o mundo manifesta pela Igreja. Na verdade, o ataque à mesma não parece ser dirigido à instituição em si, mas sim às pessoas ou grupos que a constituem.

O autor analisa essa relação entre a Igreja e o mundo e comenta a missão de cada cristão. Compreendemos que Deus é maior do que nós e, como tal, a alegria que receberemos por querer segui-lo será também incomensurável. No entanto, a história de Jesus vai mostrar-nos que a vida não será sempre alegre ou fácil.

Na segunda parte do livro seremos confrontados, também, com a visão de Luigi Giussani sobre o papel do cristão no mundo. O autor reflecte sobre a nossa adesão ao Cristianismo e vê-a como um anúncio, o seguir uma presença com a qual nos identificamos.

Giussani personaliza a ideia de Deus através do próprio Cristo e revela-nos que o anúncio do seu acontecimento no mundo será, ainda hoje, uma presença consciente dentro de cada um de nós, que nos assumimos como cristãos.

Reflectindo ainda sobre a origem do mal, Giussani lembra-nos que esta é «o esquecimento do encontro» com Deus.

Em conclusão, este é um livro que nos permite querer aprofundar o nosso contacto com Deus e com o próprio Cristo. O compromisso do cristão no mundo é o de não esquecer a sua identidade e a esperança que a envolve; é o de não largar a mão do Pai, principalmente nos momentos de maior provação e turbulência.

 

Livro2

Título: Fake Pope – As falsas notícias acerca do Papa Francisco

Autores: Nello Scavo e Roberto Beretta

Editor: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 640 

A obra analisa oitenta informações falsas que circulam sobre o Papa Francisco na era da comunicação global. Algumas são acusações inventadas, outras são completamente exageradas. Os autores, jornalistas, estudam essas informações em chave de contra-investigação, procurando distinguir entre mentira e verdade.

 

Livro3

Título: Desbloqueia a tua Paróquia

Autores: Ron Huntley e P.e James Mallon

Editora: Paulus Editora

www.paulus.pt  |   Tel. 219 488 874 

O Alpha é uma ferramenta de evangelização paroquial, alicerçada no acolhimento, na partilha e no diálogo. Facilita o encontro com Jesus Cristo e permite aprofundar o sentido da vida e da missão dos cristãos. Os autores propõem o Alpha como um instrumento que ajuda a transformar a paróquia numa comunidade de discípulos missionários.

 

_________________________________________

Nestes tempos da covid-19, pedem-nos que fiquemos em casa para nos protegermos, cuidar de nós e dos nossos e ser solidários com a comunidade. Os Missionários Combonianos e as revistas Além-Mar e Audácia querem contribuir para que passe este período da melhor forma possível e, por isso, enquanto durar a quarentena, decidimos tornar de leitura livre todos os conteúdos das nossas publicações missionárias.

 

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Dezembro 2020 - nº 708
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.