Livros
13 junho 2020

Leituras

Tempo de leitura: 4 min
«A Cidade dos Desejos Ardentes», das edições Paulinas «Dom e Perdão – Por uma ética da compaixão» da Editorial A.O. e «A Nação das Plantas», da editora Pergaminho, são as nossas sugestões de leitura para este mês. Boas Leituras!
Marta Arrais
---

Redescobrir Deus nas cidades

Livro1

Esta obra, que corresponde aos Exercícios Espirituais que Bernardo Gianni pregou ao papa e à Cúria Romana em 2019, convida o leitor a percorrer um caminho interior através da representação da cidade de Florença. Esta surge neste livro como uma metáfora para todas as outras cidades do mundo e, até, para todo o tipo de viagens internas que cada um terá de fazer no decorrer da sua vida.

Florença é, para o autor, um espelho de todos os lugares exteriores e interiores do mundo. Há uma luz acesa nas palavras do autor aquando da reflexão sobre esta cidade e sobre a ponte interior que nos permite percorrer. Bernardo Gianni, abade do Mosteiro de San Miniato al Monte de Florença, afigura-se-nos como um rosto espiritual bastante relevante no contexto italiano. Tendo renovado a comunidade monástica da sua cidade, tornou-a um ponto de referência de acolhimento espiritual.

Para o autor, Florença tem múltiplos sinónimos: o da santidade, o da alegria, o da beleza e o da universalidade. De acordo com a sua opinião, todas as cidades (e não apenas a que protagoniza esta obra) deverão revelar-se experiência de graça. Enquanto lemos as meditações que compõem estas páginas, compreendemos que Gianni tem como referência as palavras do político Giorgio La Pira e do poeta e dramaturgo Mario Luzi.

Os «desejos ardentes» que podemos encontrar logo no título e, também, dentro da própria obra, referem-se ao que sentimos quando pretendemos encontrar-nos com Deus. Relacionam-se com o fogo bom que nos faz procurar Aquele que nos ama e que sustenta a nossa fé.

Na realidade, as cidades que integram o globo são inibidoras da luz e, com a sombra e as distracções que nos oferecem, não nos permitem alcançar o Céu. Assim, e conforme vamos bebendo das palavras do autor, compreendemos que temos de tornar as cidades «lugares ardentes de amor, de paz e de justiça».

Jesus vem lançar o fogo do espírito sobre nós, estejamos onde estivermos. No entanto, se não cuidarmos dele, transformar-se-á em brasa e, inevitavelmente, apagar-se-á. É isto que é urgente contrariar e é nisto que Bernardo Gianni nos faz reflectir.

O leitor é convidado a pensar sobre a sua vida e sobre todas as suas dimensões, optando sempre por ser portador de uma mensagem de esperança e de alegria.

Gianni diz-nos que «devemos olhar para a realidade sem sonhar cidades ideais ou utopias». A nossa existência transfigura-se numa tentativa de alívio para as «feridas das cidades do mundo». Temos essa responsabilidade como cristãos, como cidadãos integrantes de uma sociedade, como pessoas.

Em conclusão, seremos sempre chamados a mudar o lugar onde nos encontramos com aquilo que tivermos ao nosso dispor. Somos responsáveis por tornar as cidades do mundo e todos os lugares por nós habitados «berços de caridade.»

Título: «A Cidade dos Desejos Ardentes»

Autor: Bernardo Gianni

Editor: Paulinas  |  www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 640

 

Livro2

O dom parece condenado à irrelevância na sociedade actual, não obstante, manifesta-se de maneira discreta. O perdão é banalizado, mas constitui a única atitude capaz de alicerçar as relações humanas. E os dois são possíveis com a compaixão, que transforma radicalmente as relações interpessoais, sociais, políticas e económicas.

Título: Dom e Perdão – Por uma ética da compaixão

Autor: Enzo Bianchi

Editora: Editorial A.O. | Tel. 253 689 443

 

Livro3

No seu mais recente livro, o biólogo italiano Stefano Mancuso decidiu dar voz às plantas e escreveu a primeira constituição dessa que é a nação mais importante e poderosa do mundo. São as plantas que tornam a Terra naquilo que conhecemos dela e, por isso, é do nosso interesse zelar pelo continuado bem-estar desta nação.

Título: A Nação das Plantas

Autor: Stefano Mancuso

Editora: Pergaminho | Tel. 21 762 60 00

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Setembro 2020 - nº 705
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.