Livros
13 outubro 2020

Livros

Tempo de leitura: 5 min
Os livros «Consagrados para amar e servir», «Vida após a pandemia», e «Dar nas vistas por relações públicas» são as nossas sugestões de leitura para este mês.
Marta Arrais
---

Cristãos que amam e servem com alegria

 Livro1

A obra intitulada Consagrados para Amar e Servir, da autoria do P.e Manuel Morujão, é um verdadeiro desafio para o leitor. Ainda que seja, essencialmente, dirigida aos que optaram pela vida consagrada, não deixa de interpelar positivamente os leitores que não seguiram o caminho da vida religiosa, mas que, pelo Baptismo, se consagraram a Cristo.

Convém referir que os textos que integram esta publicação são o resultado das presenças do autor nas semanas de estudos sobre a vida consagrada.

A introdução geral e o prefácio deste livro são da autoria do P.e Manuel Barbosa SCJ, que elucida o leitor sobre as diferentes temáticas de reflexão que aqui encontrará: «Nos seus escritos, o padre Morujão aborda temáticas sobre a vida consagrada como a comunidade em perdão e festa, a vida comunitária propriamente dita, a misericórdia, a comunhão, os votos…»

O primeiro texto do P.e Manuel Morujão é um retrato belíssimo e profundo sobre a forma como o autor imagina (e vê) o Céu. Recorrendo às suas palavras, este é o lugar onde deixamos de nos ver e de nos centrar na nossa individualidade, para passar a olhar para os outros e para abrir os nossos horizontes à existência dos irmãos.

Ao avançar na leitura desta obra, deparamos com uma escrita clara, simples e cheia de sentido(s). O autor oferece aos seus leitores uma visão abrangente e inegavelmente bonita sobre a vida cristã. Na verdade, não são só os consagrados que têm a responsabilidade de viver em Deus: todos somos chamados a ser espelho desse Amor incondicional que começa no Pai. O leitor compreenderá que é também sua a missão de saber viver em comunidade, de optar por um modo de vida baseado na humildade e na «pobreza voluntária».

O P.e Manuel Morujão atreve-se a fazer-nos perguntas que nos desinstalam e que nos obrigam a abandonar o nosso egoísmo e as nossas ideias preconcebidas sobre a vida consagrada, sobre a vida em comunidade e, até, sobre a própria vida cristã.

Os textos reunidos nesta obra incluem pistas muito lúcidas sobre como podemos ter um coração mais misericordioso e mais semelhante ao do Pai. Este Deus de Amor oferece-nos o seu rosto e a sua Luz é a chave para ser capaz de perdoar o outro como também eu espero ser perdoado.

De acordo com as palavras do autor, Deus é dotado de sentido de humor e é capaz de se alegrar connosco e por nós: «Deus não vive deprimido, desiludido, angustiado, mas sim transbordando cascatas de esperança e optimismo festivos.»

Em conclusão, esta é uma obra profundamente bem redigida, na qual a escrita do P.e Manuel Morujão tem a delicadeza (e também a força) da água transparente que corre nos rios mais límpidos.

Título: «Consagrados para Amar e Servir»

Autor: Manuel Morujão, SJ

Editor: Apostolado da Oração  |  Tel. 253 689 443

 

Livro2

Pequena recolha de intervenções do Papa Francisco sobre a preparação do mundo para o período pós-pandemia. Um apelo à tomada de consciência para a redefinição de objectivos económicos, políticos e sociais nos tempos de retoma, que visem a harmonização e equilíbrio para a Terra. Prefácio do cardeal jesuíta canadiano Michael Czerny. 

Título: «Vida após a Pandemia»

Autor: Papa Francisco

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 640

 

Livro3

Introdução às técnicas de comunicação institucional a utilizar por individualidades, famílias, comunidades, empresas e instituições sociais e políticas. As relações públicas internas e externas pelo professor de Comunicação e Relações Públicas do Instituto de Ensino Profissional. 

Título: «Dar nas Vistas por Relações Públicas»

Autor: Domingos Antunes Valente

Edição de autor

E-mail: nini.licciardello@gmail.com

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Outubro 2020 - nº 706
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.