Livros
09 fevereiro 2021

Livros

Tempo de leitura: 4 min
Este mês destacamos o livro «A caixa de correio de Nossa Senhora», editado pelo Círculo de leitores. Boas leituras.
Marta Arrais
---

Cartas a Nossa Senhora

A obra intitulada A Caixa de Correio de Nossa Senhora é da autoria do jornalista António Marujo e constitui-se como uma análise de um conjunto de textos inéditos que foram dirigidos a Nossa Senhora e deixados no Santuário de Fátima. O autor faz uma investigação sobre um arquivo que contém centenas de pedidos, preces, orações, declarações de amor, confissões, angústias e sofrimentos na forma escrita. As cartas que serão analisadas neste livro, e dirigidas à Senhora «mais brilhante que o Sol», compreendem o período entre 1940 e 1977.

Este é um livro que permitirá ao leitor fazer uma viagem de fé até ao passado e, ao mesmo tempo, compreender o impacto que teve a presença de Nossa Senhora de Fátima na vida de tantas pessoas, ao longo de diferentes momentos da História.

Ao ler o prefácio desta obra, compreendemos que o autor se encontrou com a possibilidade de trabalhar sobre estas cartas quando procurava abordar o tema da questão religiosa no contexto da Primeira Grande Guerra.

António Marujo confrontou-se com um conjunto de cartas escritas por fiéis que se dirigiam a Nossa Senhora, recorrendo a uma linguagem simples, íntima, familiar e, inevitavelmente, única. Assim, tornou-se relevante para o jornalista explorar o tema da guerra e da paz a partir destas mensagens da autoria tanto de adultos como de crianças.

Ao longo das páginas que integram esta obra, o leitor estará perante uma análise que protege sempre a identidade dos autores das mensagens, mas que não deixa de revelar as inquietações mais profundas destes.

As mensagens do correio de Nossa Senhora encerravam inúmeros pedidos. Contudo, há alguns que acabam por marcar o leitor pelo sofrimento ou pela paixão que encerram. Poderemos ler mensagens de mães que viram os seus filhos jovens partir para a guerra e que desejavam ardentemente o seu regresso; cartas de pessoas doentes que desejavam que Nossa Senhora as curasse; textos de pessoas que queriam, simplesmente, expressar a sua gratidão pelas muitas graças e bênçãos recebidas.

As mensagens serão, assim, o ponto de partida para uma análise jornalística que tecerá um fio de ligação entre as mesmas e os acontecimentos temporais que lhes eram contíguos como a conversão da Rússia ou a Guerra Colonial.

Em conclusão, esta é uma obra que nos abre uma porta muito íntima e muito bonita para o laço que une tantos crentes ao coração de Nossa Senhora. Será impossível não sentir que nos aproximamos, também nós, desta Luz que Ela nos quis mostrar através das vidas dos pequenos pastorinhos.

 Livro1

Título: «A Caixa de Correio de Nossa Senhora»

Autor: António Marujo

Editor: Círculo de Leitores 

www.circuloleitores.pt  |  Tel. 217 626 000 

 

 Livro2

No centenário do nascimento do jornalista, escritor e crítico Mário Castrim (1920-2002), é reeditada esta obra de 2007. Contém 150 poemas, que oferecem uma visão mais íntima do escritor e a sua ligação com Deus.  Na origem do livro está a colaboração que o autor manteve com a revista Audácia dos Missionários Combonianos, aos quais dedica a obra. 

Título: Do Livro dos Salmos

Autor: Mário Castrim

Editor: Caminho

www.caminho.leya.com

 

 livro3

Esta obra reúne alguns dos poemas que o pároco do Sabugal (Guarda) publicou semanalmente no jornal Amigo do Sabugal, ao longo de doze anos. Com a poesia, afirma o autor, procura «descobrir o valor dos pequenos acontecimentos que nos rodeiam e realça-lhes a sua beleza e ternura, ajudando a vencer as dificuldades e as agruras da vida».

Título: Caminhando Se Faz Caminho

Autor: Manuel Igreja Dinis

Editor: Edição de Autor

veritas@mail.telepac.pt

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Março 2021 - nº 711
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.