Livros
09 abril 2021

Leituras

Tempo de leitura: 4 min
Este mês sugerimos a leitura dos livros «Liturgia da Palavra – Evangelho do Ano B», do Papa Francisco, « Filhos da Luz em Tempos de Prova», de Samuel Lauras e « Lusofonias – de Roma para o mundo», do P. Tony Neves.
Marta Arrais
---

Palavra viva 

A obra intitulada Liturgia da Palavra – Ano B, da autoria do Papa Francisco, constitui-se como um conjunto de catequeses e comentários proferidos pelo Santo Padre com base nas palavras do Evangelho dos domingos e solenidades de todo o tempo litúrgico.

É importante referir que, logo na introdução, o Papa Francisco estabelece um diálogo de profunda e gentil proximidade com o leitor. Mostra-nos que a palavra de Deus está viva e que foi escrita para cada um de nós, para que nos deixássemos interpelar: «É Deus quem, através da pessoa que lê, nos fala e nos interpela, a nós que ouvimos com fé.»

O Santo Padre pede-nos que olhemos para a liturgia da palavra com humildade e confiança, procurando ter sempre espaço para Deus e para a oração. A sua linguagem, ao longo de todas as catequeses, é directa, promotora da paz do coração, familiar e simples, mas sem deixar de ser sustentada teologicamente.

A referida obra está dividida nos diferentes tempos do ano litúrgico: o Tempo do Advento e do Natal, o Tempo da Quaresma e do Tríduo Pascal, o Tempo Comum.

Livro1

Talvez seja pertinente que nos debrucemos num destes tempos específicos, para que possamos analisar de forma mais particular as páginas que compõem este livro. Vejamos o que nos diz o Santo Padre sobre o tempo da Quaresma, por exemplo: ajuda-nos a compreender que este não é um tempo de luto nem de escuridão, mas sim um tempo de despojamento; a altura certa para deixarmos para trás o que não é essencial. Na verdade, Deus quer preparar-nos para a Paixão, para o que encontraremos de difícil e penoso nas nossas vidas, tal como Jesus preparou Pedro, Tiago e João.

Ao longo dos textos reunidos neste livro, conseguimos perceber que o Papa Francisco encontra sempre espaço para o rosto de Maria, para a recordar por meio das suas palavras.

Este é um livro que se afigura como um roteiro de acompanhamento espiritual muito completo, e escrito pelo Santo Padre, com recurso a uma linguagem acessível a todos... Tão ao jeito de Jesus.

Em conclusão, o leitor encontrará nesta obra um espaço privilegiado e potenciador de um tempo forte de oração e de amadurecimento da sua fé. Como nos diz o Santo Padre: não devemos rezar como papagaios, sem prestar atenção ao que nos é dado a contemplar.

Na verdade, não será, de todo, difícil para cada leitor compreender que o Papa Francisco quer ser instrumento para colocar, no coração de cada um, a verdade do maior amor de todos: o do Pai. 

Título: «Liturgia da Palavra – Evangelho do Ano B»

Autor: Papa Francisco

Editor: Paulinas 

www.paulinas.pt | Tel. 219 405 645 

  Livro2

 

A obra apresenta as reflexões de Samuel Lauras – monge cisterciense de naturalidade francesa e abade no mosteiro de Nový Dvur, na República Checa – para nos mantermos unidos na adversidade. O autor aponta a humildade, a escuta, a atenção e a disponibilidade interior como as atitudes fundamentais para uma vida em comunhão.

Título: Filhos da Luz em Tempos de Prova

Autor: Samuel Lauras

Editor: Frente e Verso

www.frenteeverso.pt  |  Tel.: 253 689 443   

 livro3

Esta obra reúne as crónicas semanais que o padre Tony Neves escreveu nos últimos dois anos, depois que foi nomeado para o serviço de coordenador do gabinete de Justiça e Paz dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) em Roma. Nos textos, o autor comenta um acontecimento, um livro, uma intervenção do papa, uma encíclica, um momento litúrgico.

Título: Lusofonias – de Roma para o mundo

Autor: Tony Neves

Editor: Espiritanos

liam@espiritanos.pt  |  Tel.:  213 933 000

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Maio 2021 - nº 713
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.