Livros
17 junho 2021

Livros

Tempo de leitura: 4 min
Aqui ficam as nossas sugestões de leitura para este mês, com destaque para o livro «Ano 1000 - O Verdadeiro Início da Globalização», da editora Ideias de Ler.
Marta Arrais
---

O início da globalização 

A obra intitulada Ano 1000 – O Verdadeiro Início da Globalização, da autoria de Valerie Hansen, constitui-se como uma viagem pelos primórdios da História do mundo moderno e da sociedade global desde as suas origens. É uma análise histórica das raízes da globalização que abre portas, alarga horizontes e reconduz expectativas e premissas sobre a exploração do mundo pelos diferentes povos que dele fizeram parte.

Logo na nota introdutória compreendemos que há, desde o início da obra, uma preocupação pela clareza e pela escolha de termos geográficos equiparados aos que hoje conhecemos, em vez de uma referência longínqua a lugares que não são do domínio actual.

O prólogo é, sem dúvida, um roteiro orientador para as páginas mais complexas e profundas que o leitor encontrará em seguida. Da sua leitura conseguimos compreender o intuito de Valerie Hansen e é-nos possível entrar nas raízes da sociedade global de que, actualmente, também fazemos parte.

Segundo a autora, o ano 1000 pode considerar-se o início do processo da globalização. É nesta altura que puderam testemunhar-se as primeiras movimentações comerciais, as primeiras partilhas e trocas de produtos, as consequências da aproximação de povos desconhecidos, os ecos do fascínio pela novidade das viagens e dos encontros, os conflitos que estão na origem dos primeiros negócios e dos primeiros contactos.

Livro1

Ao avançar nas páginas deste livro, o leitor compreenderá que foi a partir do ano 1000 que as várias partes do mundo começaram a tocar-se e a marcar-se mutuamente. Na verdade, o que terá acontecido num lugar do globo acabaria por influenciar e afectar profundamente os que habitavam lugares muito distantes. O início da globalização foi o princípio de um processo de encurtar distâncias, mas tornou-se também o princípio das guerras provocadas por interesses comerciais: «Trocando os seus bens por produtos que nunca tinham visto, estes exploradores abriram rotas terrestres e marítimas que marcaram o verdadeiro início da globalização.»

Em conclusão, esta obra é um relato da viagem que nos trouxe até ao mundo global onde hoje vivemos. A pertinência das questões levantadas pela autora faz-nos analisar a postura das grandes potências mundiais, mas também nos permite que nos interroguemos e analisemos de uma forma mais individual e pessoal: de que forma recebemos aqueles que são obrigados a deslocar-se e que precisam de um lugar no nosso país? Quais os riscos de abrir as nossas fronteiras (e o nosso coração) aos que desconhecemos? Que mundo global queremos criar e ser?

Título: Ano 1000 – O Verdadeiro Início da Globalização

Autora: Valerie Hansen

Editor: Ideias de Ler

www.ideiasdeler.pt | Tel. 226 088 342

 

Livro2

Esta obra, que inclui homilias e reflexões de Tomáš Halík em tempos de pandemia, desafia os discípulos de Jesus a encontrá-lo para lá do ritual. A reconhecê-lo nas suas feridas – nas da Humanidade crente e não crente –, na sua voz de Ressuscitado, e quando nos fala intimamente, pelo Espírito que traz paz e afasta o medo.

Título: O Tempo das Igrejas Vazias

Autor: Tomáš Halík

Editor: Paulinas

encomendas@paulinas.pt | Tel. 219 405 645

  

 livro3

A obra recolhe as orações, as homilias, as mensagens do Ângelus e outros discursos e textos que o Papa Francisco fez de 9 de Março a 14 de Maio de 2020 para apoiar a Igreja nestes tempos difíceis de pandemia. Contém também numerosas fotos comovedoras e emotivas, que ilustram esses momentos.

Título: Porque Sois Tão Medrosos? Ainda Não Tendes Fé?

Autor: Papa Francisco

Editor: Dom Quixote

https://www.leyaonline.com/pt/loja

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Julho 2021 - nº 715
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.