Livros
27 agosto 2021

Leituras

Tempo de leitura: 4 min
Aqui ficam três boas sugestões de leitura para este tempo de férias.
Marta Arrais
---

Livres para acreditar 

A obra, da autoria de Michael Gallagher s.j., sugere uma série de pistas de reflexão capazes de fazer questionar qualquer pessoa de fé. Este é um livro-guia que tem a bonita intenção de nos libertar da apatia em que vivemos aos níveis pessoal, cultural e religioso.

O prefácio desta obra, da autoria de Luís Ferreira do Amaral s.j., faz-nos compreender que as questões que nos assolam como seres humanos continuam a ser as mesmas de outrora; ainda que o mundo pareça mais desenvolvido, as pessoas continuam em busca de um sentido para a vida.

Este livro debruça-se sobre dez passos que o autor considera essenciais para uma transformação interior que, no entanto, não será imediata nem instantânea, mas sim gradual e significativa. Estas páginas pretendem deslindar uma caminhada individual em direcção à fé; pretendem oferecer ânimo e alimento para os que se consideram crentes.

O leitor terá pistas para se encontrar consigo mesmo e com as raízes da sua fé. Segundo o autor, a meditação, o procurar respirar da forma correcta e sem se deixar cair em distracções, pode ajudar-nos a encontrar o nosso verdadeiro eu, a paz que precisamos para construir uma vida mais verdadeira e assente no amor que Deus nos tem e quer revelar.

Livro1

À medida que avançamos na leitura somos confrontados com questões mais profundas e que sempre nos fomos colocando ao longo dos nossos dias. Michael Gallagher debruça-se sobre a necessidade que, por vezes, temos de provar a nossa fé. Mais ainda, de provar a existência do próprio Deus. O autor depressa nos levará a concluir que a fé não pode ser provada pois deixaria de o ser. Segundo a sua reflexão, a fé não se compadece de provas matemáticas nem de confirmações científicas: prende-se, isso sim, com a confiança que temos em Deus e nas suas manifestações puras… e estas quase nunca correspondem à rigidez das nossas expectativas.

Esta obra ajuda-nos a entender que Deus nos desafia a consciência e o coração, está connosco, e revela-se naquilo que somos e naquilo que os outros são para nós. Devemos, pois, procurá-lo para lá dos lugares sagrados, ainda que lá pareça “haver mais luz”.

Em jeito de conclusão, este é um livro que nos desarma e nos desconstrói as ideias de sempre. A verdade é que os esforços para nos encontrarmos connosco próprios não cessam senão no final da nossa vida. Contudo, há uma certeza e uma resposta que nunca passa: o amor de Deus é certo, procura-nos, envolve-nos e nunca nos abandona. 

Título: Livres para Acreditar

Autora: Michael Paul Gallagher, sj

Editor: Apostolado da Oração

www.livraria.apostoladodaoracao.pt | Tel. 253 689 443

 

Livro2

Esta obra da religiosa beneditina norte-americana Joan Chittister desafia-nos a que, neste momento de polarização e de grande confusão política e social, sejamos profetas e tomemos a sério o apelo para a criação de um mundo de justiça, liberdade, paz e empoderamento.

Título: O tempo é agora

Autor: Joan Chittister

Editor: Paulinas

encomendas@paulinas.pt | Tel. 219 405 645

 

livro3

A obra, escrita pelo médico Gustavo Carona, especialista em cuidados intensivos e anestesiologia, apresenta o testemunho pessoal sobre a abnegação, o vincado sentido de dever e também o sofrimento dos profissionais de saúde ao longo da pandemia. Um trabalho que o autor define como «a missão mais difícil» da sua vida.

Título: Diário de Um Médico no Combate à Pandemia

Autor: Gustavo Carona

Editor: Oficina do Livro

https://www.leyaonline.com/pt/loja/

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Setembro 2021 - nº 716
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.