Livros
05 janeiro 2022

Livros

Tempo de leitura: 4 min
Nas nossas sugestões de leitura deste mês destacamos o livro «A Arte de viver em Deus», da autoria de Timothy Radclife. Sugerimos ainda «O Mundo e a Igreja. Que Futuro?», de Anselmo Borges e «A Comunicação da Igreja é um Encontro», de Pedro Guimarães. Boas leituras!
Marta Arrais
---

A obra A Arte de Viver em Deus, da autoria de Timothy Radcliffe, constitui-se como uma profunda e excepcional reflexão sobre as várias dimensões da existência humana e sobre o impacto do Cristianismo (e da fé) no quotidiano de cada um de nós.

Ao redigir o prefácio, José Frazão Correia, recorrendo a palavras lúcidas e claras, levanta o véu sobre a reflexão que será feita, posteriormente, pela mão de Radcliffe. José Frazão Correia diz-nos que devemos deixar de ser espectadores da vida e optar por assumi-la como uma surpreendente e arrebatadora aventura. A fé cristã torna-se, assim, como configuradora da vida, ainda que depare com a própria morte.

Timothy Radcliffe alerta o leitor para a necessidade de dizer «sim» à vida, de a receber como quem se deslumbra com um poema ou com a música, com a sensibilidade de quem sabe comover-se com a Natureza. O autor embarca na missão de nos retirar da superficialidade em que vivemos. E, deste modo, em vez de nos chamar à razão, chama-nos à fé. Tenta que nos empenhemos em praticar os mistérios cristãos no nosso dia-a-dia, para que compreendamos que a fé cristã não se demite nem se separa dos desafios que surgem em cada momento. 

Livro1

A obra está dividida em três partes principais: viajar, ensinar e a vida ressurgida. Ao longo destas páginas debruça-se sobre questões relevantíssimas tanto em termos de fé como em termos de reflexão sobre o sentido da existência humana: o perdão, o amor, as dificuldades ou a morte. Explica-nos que a fé e a doutrina da Igreja não poderão ser entendidas como redutoras da nossa liberdade, mas, ao invés, potenciadoras e impulsionadoras. Citando as suas próprias palavras: «libertam a mente e o coração».

Radcliffe mergulha nas maiores inquietações humanas, deixando sempre uma ponte que é preciso ousar percorrer. Segundo o autor, precisamos de saber quem somos, de nos aceitar profundamente, para que não tenhamos a tentação de odiar pessoas que tenham as características que reconhecemos em nós como menos boas. Na verdade, vamos sendo convidados a reflectir sobre as nossas características, as nossas capacidades crítica e criativa; sobre a forma como rezamos; sobre a forma como poderíamos arriscar ver o mundo e os outros com melhores olhos, se assim quiséssemos. Utilizando uma linguagem clara, simples e, ao mesmo tempo, rica e densa, o autor consegue criar uma imediata empatia com o leitor.

Em conclusão, esta obra oferece espaço e tempo para que o leitor possa pensar sobre o exemplo de Jesus como uma catapulta para melhorar a sua própria vida, e sobre o mundo como um lugar que deve potenciar a vida e um arder de alma que só podem ter aqueles que acreditam em Deus. 

Título: A Arte de Viver em Deus

Autor: Timothy Radcliffe

Editor: Paulinas

www.paulinas.pt  | Tel.: 219 405 645

  Livro2

Título: «O Mundo e a Igreja. Que Futuro?»

Autor: Anselmo Borges

Editora: Gradiva

www.gradiva.pt  |  Tel.: 213 933 760

O futuro do mundo e da Igreja e o que fazer para que seja melhor. Após a pandemia, voltar ao dantes será caminhar de crise em crise em todos os sentidos. A razão sensível abre caminhos novos, defende o padre da Sociedade Missionária Portuguesa e docente universitário. 

 livro3

Título: «A Comunicação da Igreja é um Encontro»

Autor: Pedro Guimarães

Editora: Paulus

www.paulus.pt  |  Tel.: 219 488 870

A redescoberta da comunidade cristã como lugar de encontro na sociedade da informação. A cultura do encontro como regresso ao essencial, o desencontro nos nossos dias e a comunidade comunicativa pelo teólogo e conselheiro provincial da Província Portuguesa da Congregação da Missão.

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Junho 2022 - nº 725
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.