Livros
05 março 2022

Livros

Tempo de leitura: 4 min
Aqui deixamos as nossas sugestões de leitura para este mês. Destacamos o livro «Como defender a fé sem levantar a voz», da editora Paulinas. Propomos ainda «Guia para Uma Vida Simples» e «O Caminho Sinodal com o Papa Francisco». Boas leituras!
Marta Arrais
---

Comunicar a fé em público 

A obra intitulada Como Defender a Fé sem Levantar a Voz, da autoria de Austen Ivereigh, assume-se como uma tentativa de pensar a fé sem tecer conflitos e evitando mal-entendidos numa discussão de temas mais controversos. A edição portuguesa da obra, que aqui analisamos, foi coordenada por Pedro Gil e foi pensada para os cristãos que têm de comunicar a fé em público.

Como podemos ler nas páginas de introdução, esta obra surge como uma espécie de guia para aqueles que serão postos em causa pela sua fé. Como sabemos, os cristãos são muitas vezes questionados sobre a sua Igreja. Sobre aquilo em que acreditam. Muitos dos que se nos dirigem tentam desafiar-nos, tirar-nos o tapete, fazer-nos vacilar naquilo em que acreditamos. O autor desta obra aconselha a que, em vez de optarmos por um contra-ataque, saibamos preparar-nos para as questões polémicas que tantas vezes surgem nos diálogos que vamos tendo com os que nos rodeiam.

Segundo Austen Ivereigh, não devemos desviar-nos das controvérsias ou evitá-las. Devemos, sim, ser testemunhos de fé, de esperança e de verdade, optando por um diálogo mais aberto e ao estilo do Papa Francisco.

Livro1

Assim sendo, em vez de nos pormos na defensiva, vai-nos sendo pedido que identifiquemos o que está por detrás do ataque. É este pedido que esta obra também nos faz. Que saibamos olhar para temas dificílimos e que consigamos conferir-lhes a generosidade, a positividade e a esperança próprias dos cristãos.

Este livro divide-se por temas e estrutura-se de forma simples, clara e de fácil leitura. São abordados temas como a sida, o aborto, a homossexualidade e o suicídio assistido (eutanásia). Sobre cada um o autor preparou um enquadramento mais teórico e elucidativo. Em seguida, levanta algumas das possíveis perguntas que podem ser feitas aos cristãos, assim como a intenção positiva por detrás das mesmas. O leitor compreende que os valores que estão na base das questões mais desafiadoras são, muitas vezes, positivos e de fácil identificação.

Austen Ivereigh alerta para o facto de não existirem respostas modelo para as questões que nos vão sendo postas. Ainda assim, tenta esboçar algumas possibilidades de comunicação e de transmissão da mensagem pretendida.

Em conclusão, esta é uma obra capaz de iluminar os diálogos mais atribulados ou mais difíceis, acendendo uma luz de calma e de verdade. É o próprio autor que nos pede: não tentemos fazer ninguém mudar de ideias, mas saibamos ser reflexo do Amor que nos rege a vida. 

Título: Como Defender a Fé sem Levantar a Voz

Autor: Austen Ivereigh

Editor: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel.: 218 405 645

 

Livro2

 

Este livro, composto por textos curtos, pretende ser um guia para uma vida mais verdadeira, mais simples e mais feliz. Para «regressar ao essencial», a autora, colaboradora da Além-Mar, convida a reflectir sobre temas como o perdão, a compreensão, a liberdade, o cuidado dos outros.

Título: Guia para Uma Vida Simples

Autora: Marta Arrais

Editora: Planeta

https://www.planetadelivros.pt  |  Tel.: 213 408 520 

 livro3

O autor começa por aprofundar o sentido da sinodalidade no magistério do Papa Francisco, entre os anos 2013 e 2017. Depois, apresenta a sinodalidade como dinâmica para a conversão pastoral. Nas palavras do Papa Francisco, «o caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio».

Título: O Caminho Sinodal com o Papa Francisco

Autor: Sérgio Leal

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt   |  Tel.: 219 405 645

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Maio 2022 - nº 724
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.