Livros
13 junho 2022

Livros

Tempo de leitura: 4 min
Sugestões de leitura para este mês, com destaque para o livro «Uma espada de dois gumes», da editora Apostolado da Oração.
Marta Arrais
---

A Palavra de Deus é viva e eficaz

A obra intitulada Uma Espada de Dois Gumes é da autoria do jesuíta António José Coelho e assume-se como uma reflexão completa e profunda sobre o impacto da Palavra de Deus. O autor conduz-nos numa meditação que vai desconstruindo os vários sentidos e significados da Palavra de Deus na Eucaristia, no processo de evangelização de que todos somos protagonistas, e em todas as outras dimensões cristãs em que a podemos considerar e contemplar.

Como podemos ler no prefácio, da autoria de D. Augusto César, entenderemos, a partir destas páginas, a Palavra de Deus como guia que nos impele à Salvação. O Verbo de Deus, Jesus, é a personificação do Pai. Este fenómeno é sinal de luz e de amor e acaba por ser inevitável que o Cristianismo seja, por isso, a religião da Palavra. É aqui que mora o fogo que nos une como cristãos e como testemunhos desta Palavra de Amor.

Esta é uma obra caracterizada por uma linguagem simples e acessível, que não deixa de ser profundamente completa. É, portanto, um livro que nos ajuda a interiorizar o mistério da nossa fé e a olhar para os desafios que vamos enfrentando como cristãos desde o tempo dos primeiros discípulos.

Ainda que a obra seja centrada na Palavra de Deus e que seja esse o tema central e unificador da mesma, não sentiremos, como leitores, nenhum tipo de repetição ou de verdade demasiado óbvia. O autor consegue reflectir sobre as várias dimensões da Palavra de Deus, permitindo-nos adquirir mais conhecimento sobre a mesma e deixando-nos o entusiasmo de sermos melhores testemunhas do Amor que a Palavra encerra e nos oferece.

Tomemos como exemplo o capítulo sobre a Palavra assimilada e saboreada. Concentremo-nos nas primeiras linhas: «Para que a Palavra de Deus seja realmente posta em prática é indispensável que ela seja devidamente assimilada e saboreada.» Não bastará, portanto, receber esta Palavra se não permitirmos que os seus ecos nos envolvam e nos desarrumem interiormente. Neste mesmo capítulo o autor reflecte sobre a actualidade da Palavra de Deus; esta é sempre escrita hoje para os dias de hoje. É no nosso quotidiano que precisamos de a incluir e de deixar que faça raiz lúcida em nós. Vamos sentindo, conforme mergulhamos na leitura desta obra, que a nossa responsabilidade de testemunhas é fundamental e inegavelmente importante.

Livro1

Em conclusão, esta é uma obra que nos obriga a viajar pelas várias faces da Palavra, como se de um caleidoscópio de sentidos se tratasse. Uma dessas faces é, sem dúvida, a nossa. O autor consegue interpelar-nos no mais essencial constituinte da nossa fé e fazer-nos reconsiderar a forma como vivemos o mistério da Palavra de Deus.

Como explica o autor na introdução, esta obra pretende «introduzir cada pessoa na grandeza e beleza do segredo do seu corpo, único, jóia do cosmo, jamais indestrutível, capaz de manter a sua identidade para sempre, não por mérito dele, mas por apreço de quem a criou e recriou». Um livro para compreender melhor o corpo humano.

Título: Uma espada de dois gumes

Autor: António José Coelho

Editora: Apostolado da Oração

livros@snao.pt | Tel.: 253 689 443

 

Livro2_A

Título: O Segredo do Corpo Humano

Autor: Florentino Mendes Pereira

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt | Tel.: 219 405 645

 

livro3

A obra é uma explicação original da natureza humana, da vida do amor e dos comportamentos humanos. A autora, diagnosticada com uma perturbação do espectro do autismo aos 8 anos de idade, e doutorada em bioquímica, apresenta conceitos científicos complexos de uma forma clara. O livro é um guia acessível para uma vida coerente e feliz.

Título: Explicar os Humanos

Autora: Camilla Pang

Editora: Gradiva

www.gradiva.pt | Tel.: 213 933 760

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Julho 2022 - nº 726
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.