Livros
05 novembro 2022

Livros

Tempo de leitura: 4 min
«palavras», da autoria de Miguel Oliveira Panão, colaborador da revista Além-Mar, é a obra em destaque na secção Livros. Sugerimos ainda «A ciência do clima» e «António Secreto». Boas leituras.
Marta Arrais
---

Palavras

A obra palavras (o título é mesmo todo em minúscula) da autoria de Miguel Oliveira Panão é um conjunto de crónicas sobre a importância e a dimensão que as palavras podem assumir nas nossas vidas. O autor divide este livro em quatro partes (ou quatro níveis): “próprio”, “outros”, “finitude” e “infinito”; se contemplarmos cada uma destas palavras individualmente, compreenderemos que encerram as quatro dimensões da existência humana. Logo através desta divisão, conseguimos perceber o intuito de Miguel Panão: considerar o universo interior de cada um e apontar um foco de luz para tudo o que neste pode habitar.

Esta edição de autor traz-nos meditações com raiz em palavras diferentes; citando o próprio: «Palavras meditadas podem despertar a nossa consciência para os valores essenciais da vida.» É precisamente isto que nos é oferecido conforme vamos mergulhando nas páginas desta obra. Conseguimos trazer consciência à superficialidade da maioria dos dias. Conseguimos compreender quão distraídos do essencial nos encontramos.

 

Livro1_2

O autor, colaborador da Além-Mar, oferece-nos um conjunto de reflexões dotadas de simplicidade e, ao mesmo tempo, profundamente cheias de significado e sentidos. Traz-nos de volta ao tempo da pandemia (não tão longínquo assim) e às revelações que fomos obrigados a receber. Acorda-nos, ainda, para o facto de vivermos imersos num mundo tecnológico e digital que nos priva de atitudes conscientes, reflectidas e livres de amarras e pressões sociais.

A verdade é que precisamos, verdadeiramente, de livros como este. Que nos despertem para o que vamos perdendo enquanto reagimos ao que nos acontece, em vez de o processarmos, de o contemplarmos e integrarmos. Encontramos aqui o consolo das coisas pequenas e simples. Vislumbramos, também, o amor de Deus que nos é oferecido através das coisas mais discretas e, por si só, verdadeiramente essenciais para uma existência completa e inteira. Entre as palavras sobre as quais encontramos as reflexões do autor, podem referir-se: empatia, maturidade, céu, silêncio, instante, confiar, feliz… todas estas parecem completar-se e unir-se com fios invisíveis à medida que vamos avançando na leitura.

Esta é uma obra essencial para enfrentar os tempos de caos que vivemos. Em dias repletos de palavras como “crise”, “inflação”, “guerra”, “conflito” ou “dinheiro”, Miguel Panão vem lembrar-nos que precisamos de olhar para outro tipo de palavras. Precisamos de voltar a ligar-nos à nossa essência e de resgatar o tempo da nossa relação com Deus. Em tempos de profunda desumanidade, estas páginas funcionam como bálsamo para a alma e para o coração.

Título: palavras

Autor: Miguel Oliveira Panão

Editor: Edição de autor

Compra na Amazon: https://www.amazon.es/-/pt/dp/B0B45C3VY1

 

 

 Livro2

A obra do cientista norte-americano Steven E. Koonin, com a revisão científica de Carlos Fiolhais, reúne décadas de experiência para dissipar os alarmismos de políticos e activistas e revelar factos pouco conhecidos sobre o que sabemos e o que não sabemos sobre ciência climática e o que tudo isso significa para o futuro.

Título: A Ciência do Clima

Autor: Steven E. Koonin

Editora: Guerra & Paz

www.guerraepaz.pt | Tel. 213 144 488

 

 

 Livro3

A força de um santo num romance histórico, com base em textos e documentos originais e autênticos escritos pelo próprio Santo António. O realizador e argumentista italiano Nicola Vegro conta a vivência, as disputas e as causas da defesa dos pobres e da luta contra a usura e a prepotência na vida de Santo António de Lisboa-Pádua (1195-1231).

Título: António Secreto – A força de um Santo

Autor: Nicola Vegro

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt | Tel. 219 405 645

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Dezembro 2022 - nº 730
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.