Livros
15 fevereiro 2023

Livros

Tempo de leitura: 4 min
Deixamos aos nossos leitores mais três excelentes sugestões de leitura, com destaque para o livro «A tarde do Cristianismo», de Tomáš Halík.
Marta Arrais
---

O livro A Tarde do Cristianismo é da autoria de Tomáš Halík e pode definir-se como uma obra incrível de análise psicológica, sociológica e teológica da Igreja contemporânea. É, na verdade, um autêntico desafio para lidar com a crise que, de tantas formas, atravessamos juntos.

Halík oferece-nos uma visão inovadora do Cristianismo, revelando que a religião sofreu, nos últimos tempos, profundas e seriíssimas transformações. Perante os desafios que cada um tem tido de viver, foram-se desenhando, inevitavelmente, ideias diferentes sobre o mesmo Deus.

O autor revela-nos que esta obra que agora analisamos foi concluída durante a pandemia. Um tempo de inevitável introspecção que nos fez sentir que todas as nossas certezas eram abaladas pela covid-19. As próprias igrejas esvaziaram-se e silenciaram-se; não só como consequência da pandemia, mas, segundo Tomáš Halík, quase como um prenúncio de uma crise espiritual e de fé.

Esta é uma obra capaz de unir o universo dos crentes e dos não-crentes; uma obra que mergulha verdadeiramente na alma da Igreja e da religião, conseguindo não a isolar dos que podem ter diferentes percepções da fé e do próprio Deus. Como o próprio autor (tão bem) escreve: «Para que possamos aprender algo de essencial sobre a fé de outras pessoas, devemos ignorar se elas acreditam ou não em Deus, quais as suas opiniões acerca da existência de Deus ou a que igreja ou afiliação religiosa pertencem.»

Livro1

Talvez possamos arriscar dizer que é nesta frase que se encontra a raiz desta obra. Há, na sua escrita e análise da própria Igreja, uma esperança lindíssima da construção de uma «fraternidade universal» que vá além daquilo que é a vivência das diferentes perspectivas religiosas. Na verdade, ter o coração do outro como horizonte é permitir a existência de Deus de uma forma total e plena.

O autor deixa, ainda, a sugestão de um diálogo entre crentes de diferentes religiões, que lhes permita interpretar os respectivos livros sagrados de uma forma capaz de os unir e não de os afastar ou separar. Certamente não haverá uma religião capaz de agradar a todos da mesma forma, mas é a aceitação dessas diferenças que nos tornarão capazes de encontrar espaço interno para as acolher, receber e usar como forma de expandir a nossa própria visão da religião.

Em conclusão, encontramos nestas páginas o desejo de Halík de reencontrar, no mundo, um Cristo para todos, que não se limita pelas definições e paradigmas, mas que quer deixar-se amar e conhecer. Mais ainda: um exemplo de um Cristo que quer amar-nos e conhecer-nos em toda a nossa verdade.

Título: A Tarde do Cristianismo – O tempo da transformação

Autor: Tomáš Halík

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 645

 

 Livro2

Andrea Tornielli, director editorial dos serviços de informação Vatican Media, apoia-se em fontes e estudos históricos para contar a vida de Jesus, desde o seu nascimento até à morte na cruz. Deste modo, os leitores entram no Evangelho e encontram-se com o seu protagonista: Jesus. Os textos são acompanhados pelos comentários do Papa Francisco.

Título: A Vida de Jesus

Autor: Andrea Tornielli

Editora: LeYa / D. Quixote

www.leya.com  |  Tel. 214 272 200

 

 

 Livro3

O autor, jesuíta e professor de Teologia na Universidade Católica, apresenta um estudo fundamentado sobre a relação inevitável entre a fé católica e a realidade da descrença. Aborda as razões, as evoluções e as questões do «não crer» e defende a necessidade de um diálogo aberto entre crentes e não-crentes.

Título: A Fé e o Não Crer

Autor: Domingos Terra

Editora: Frente e Verso

www.frenteeverso.pt  |  Tel. 253 689 443

 

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Julho 2024 - nº 748
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.