Livros
17 abril 2023

Livros

Tempo de leitura: 4 min
Nas nossas sugestões de leitura para este mês destacamos o livro «Mudar – Guia prático e apaixonado para paróquias transformadas», da Paulus Editora. Propomos ainda «A Cruz e o Caminho» e «Crónica de África». Boas leituras!
Marta Arrais
---

Paróquias transformadas

A obra Mudar – Guia prático e apaixonado para paróquias transformadas é da autoria de um grupo de sacerdotes e leigos e apresenta-se-nos como um guia prático e incentivador de mudança(s). O livro em análise é fruto de um trabalho de reflexão e oração de vários cristãos. Foi este grupo de pessoas comprometidas com a vida da sua paróquia que ousou oferecer ao leitor uma perspectiva que impele à renovação, ao pensamento crítico e à construção de uma vida paroquial dotada da frescura apaixonada que, tantas vezes, parece faltar.

O prefácio é assinado por Matthieu Rougé, que nos recorda que a verdadeira capacidade de alteração de hábitos surge do convite do próprio Jesus. É Cristo que nos inspira a mudar a nossa vida e a das nossas paróquias. Assim, mais do que investirmos em melhorar as nossas capacidades de organização e de resolução de problemas, importará reforçar o enraizamento no Amor que Jesus nos oferece.

A obra divide-se em duas partes diferentes: a primeira ocupa-se das implicações da transformação pastoral (tal como os seus princípios e fundamentos); e a segunda ocupa-se da aplicação prática e experimentada do processo de transformação pastoral.

 

 Livro_11

 

É interessantíssima a ideia dos autores sobre a necessidade de construir uma paróquia do «exterior para o interior», reforçando a importância de resgatar os que vivem afastados, tal como referiu o Papa Francisco quando salientava a necessidade de nos deslocarmos às periferias. Para crescer, a vida paroquial terá de fazer-se mais ampla, terá de abrir os braços em vez de os fechar. O verdadeiro desafio residirá no processo de trazer de volta aqueles que ainda não estão próximos.

Recorrendo sempre a uma linguagem prática, inteligível e verdadeiramente acessível, os autores vão-nos deixando pistas concretas. Veja-se que os autores mencionam, como exemplo, a importância da música na eucaristia. A música aproxima as pessoas e permite-lhes rezar e entender a Palavra de uma forma menos forçada e mais natural. Sendo a música um recurso de beleza, é inevitável que nos conduza, também, à beleza do próprio Deus.

É, sem dúvida, uma obra de onde podemos retirar ideias para reflexão tanto ao nível mais individual como também para a nossa vivência integradora de um grupo ou de uma paróquia.

Em conclusão, para melhorar a vida de uma paróquia é necessário ter vontade de o fazer. Ao entusiasmo e ao ânimo deveremos aliar a formação e a capacidade para acolher o outro sem julgar e sem condições. A raiz desta mudança será sempre o coração de um Pai que enviou o seu filho para nos mostrar que, apesar de qualquer dor, somos, e seremos sempre, amados.

Título: Mudar – Guia prático e apaixonado para paróquias transformadas

Autor: Grupo de Sacerdotes e Leigos

Editor: Paulus Editora

www.paulus.pt  |  Tel.: 219 488 874

 

 

Livro2

O autor divide esta bela obra em duas partes: na primeira, «a cruz», dá voz ao homem moderno, apresentando um empresário que procura o triunfo e a realização; na segunda, «o caminho», acompanha a via dolorosa de Jesus, desde a sua condenação, até à morte e Ressurreição.

Título: A Cruz e o Caminho

Autor: Daniele Mencarelli

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 645

 

 

 Livro3

A obra conta-nos, com um pingo de nostalgia, como foram as vivências de quem teve a felicidade de viver a infância e adolescência em Angola (de 1959 a 1976). Manuel Fonseca narra aventuras carregadas de ternura, histórias de magia, sonhos.  Um livro para quem nunca foi a África – um livro para quem nunca esquecerá África.

Título: Crónica de África

Autor: Manuel S. Fonseca

Editora: Guerra & Paz

www.guerraepaz.pt  |  Tel. 213 144 488

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Fevereiro 2024 - nº 743
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.