Livros
20 junho 2023

Livros

Tempo de leitura: 4 min
Deixamos aos nossos leitores três boas sugestões de leitura, com destaque para a obra «Levantando-se Maria», das edições Paulinas.
Marta Arrais
---

A obra Levantando-se Maria, da autoria do P.e César Silva, missionário do Verbo Divino, é uma reflexão sobre Maria, sobre o que está associado à palavra «levantar-se» nos vários episódios bíblicos e, tal como referiu o autor, «um pequeno contributo para as JMJ». Atrevemo-nos a dizer que este é, sem dúvida, um enorme contributo para o tempo de pré-jornadas que nos encontramos a viver e que será, certamente, um ponto de partida para continuarmos a reflectir sobre a Mãe do Céu em cada dia da nossa vida.

Como autor do prefácio, D. Américo Aguiar refere que este livro se constitui como uma reflexão com estrutura e sequência, «uma autêntica travessia pela Bíblia», capaz de oferecer ao leitor a oportunidade de encontrar um sentido diferente, e indubitavelmente mais completo, para os Evangelhos. Ao mergulharmos na leitura desta obra, não podemos esquecer-nos da passagem que se torna mote para a experiência das JMJ: «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39). A Mãe de Jesus quer continuar a incentivar-nos a ir, a descobrir mundo e vida, a arriscar fazer mais e melhor, tal como pudemos contemplar através do seu exemplo histórico e profundamente revelador.

A obra referida está dividida em três dimensões atribuídas pelo autor à palavra «levantar-se»: a perspectiva de «querer», a de «decidir» e a de «agir». Como leitores, somos levados a reconhecer a centralidade do verbo «levantar-se» em vários (e diferentes) trechos bíblicos, sejam eles a história de Noé, de Job, de José, de Maria e, até mesmo, o próprio momento da ressurreição, em que Jesus se levantará para uma nova vida com o intuito de a oferecer a cada um de nós.

Pag50_Livro1

É com mestria que o P.e César Silva vai recorrendo a uma linguagem cuidada, mas alcançável para o leitor e que lhe permite abrir janelas de perspectiva e de interpretação durante a releitura de alguns excertos já tão conhecidos.

É fácil pensar em Maria como aquela figura amorosa que consegue congregar as três dimensões desta obra no seu acto humilde e certo de «levantar-se»; Maria quer levantar-se. Toma a decisão de o fazer, condizente com esse seu desejo e age em consonância. É pelo seu exemplo que nos adivinhamos como seus filhos, por quem Maria não se cansa de continuar a levantar-se. De continuar a querer sair da sua zona de conforto para nos resgatar a todos.

Em conclusão, o P.e César Silva consegue enriquecer ainda mais este seu bonito testemunho com um pequeno roteiro sugestivo que coloca no final de cada uma das três partes desta obra. As suas perguntas e interpelações levam-nos a querer fazer como Maria. A querer partir apressadamente. Hoje. E sempre.

Título: Levantando-se Maria

Autor: César Silva

Editor: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 640

 

 

A jornalista Cândida Pinto e o repórter de imagem David Araújo reuniram nesta obra as histórias com que se depararam na Ucrânia. Ao longo dos 27 capítulos do livro, com texto e fotografias, fazem um retrato do país invadido e das suas gentes através de um conjunto de reportagens realizadas no ano de 2022.

Pag50_Livro2

Título: Ucrânia Insubmissa

Autor: Cândida Pinto e David Araújo

Editora: LeYa / D. Quixote

www.leya.com  |  Tel.: 214 272 200

 

 

Este livro procura ser um «manual de instruções» sobre a ressurreição de Jesus. O autor, escritor e filósofo, comenta os episódios das aparições do Ressuscitado narrados nos Evangelhos e a ressurreição presente na nossa vida quotidiana. Depois da ressurreição de Cristo tudo pode ser ressurreição do ser humano.

Pag50_Livro3

Título: Ressurreição – Manual de instruções

Autor: Fabrice Hadjadj

Editora: Apostolado da Oração

http://livraria.apostoladodaoracao.pt  |  Tel.: 253 689 443

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 745
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.