Livros
18 julho 2023

Livros

Tempo de leitura: 4 min
Aqui ficam as nossas sugestões de leitura para este tempo de férias.
Marta Arrais
---

Amar-nos como deus nos ama

A obra Ama-te como Deus te ama é da autoria de Jesús Castignani e apresenta-se-nos como uma belíssima chamada de atenção. É um livro que pretende mostrar ao leitor que o amor-próprio deve ter lugar no coração de cada um e que a auto-estima é tão importante como o amor ao próximo.

Tal como podemos ler no prefácio da edição portuguesa, da autoria do P.e Ricardo Figueiredo, o amor a nós mesmos não deve ser considerado egoísta ou egocêntrico. Afinal, é o próprio Deus que nos diz que nos devemos amar da mesma forma que amamos os outros. Sendo assim, este amor-próprio torna-se uma condição essencial para a relação plena com os outros.

Ainda segundo o autor do prefácio, esta obra encerra um diálogo interessantíssimo sobre as diferenças entre a psicologia e a espiritualidade e a importância de reconhecer em ambas as áreas um trabalho de sintonia em vez de um trabalho de rivalidade ou competição.

Na introdução feita por Jesús Castignani, o leitor compreende que está perante uma obra que o desarrumará por dentro e que o fará questionar algumas das suas noções sobre auto-estima e amor. Há, logo no início do livro, uma pergunta que nos desinstala e que, curiosamente, é da autoria de uma criança: «O que acontece se alguém não se ama a si mesmo?» Percebemos através da resposta do autor qual a raiz e essência da obra que nos vai sendo revelada.

Pag50_Livro1_A

Na verdade, quando não nos aceitamos e não nutrimos amor pela totalidade do que somos, vamos encontrar profundas dificuldades em entender o amor dos outros e até o amor do próprio Deus.

A obra que analisamos está dividida em quatro partes: a primeira parte compreende «o amor a si mesmo» e reflecte sobre a identificação do que é este sentimento e sobre as suas diferentes dimensões; a segunda parte dedica-se à identidade e intitula-se «conhece-te»; a terceira parte pretende avançar neste mergulho reflexivo e tem como título «aceita-te»; e a última parte torna-se um final com chave de ouro com a chamada de atenção: «supera-te».

O autor consegue, com uma lucidez, bondade e empatia (que vão transparecendo na sua forma de escrever) chegar ao coração de quem vai lendo este livro. Ajuda-nos a compreender que mais do que a vontade de nos amarmos a nós mesmos, é necessário encetar um caminho de autoconhecimento para o conseguir com êxito.

Em conclusão, esta é uma obra essencial e imperdível que estabelece pontes importantes e essenciais entre a psicologia e a espiritualidade e para todos quantos pretendem conseguir amar-se a si próprios e aos outros como Deus os ama.

Título: Ama-te como Deus te ama – A Fonte da autoestima

Autor: Jesús María Silva Castigani

Editora: Paulus

https://www.paulus.pt  | Tel.: 219 488 874

 

 Pag50_Livro2

A obra apresenta a evolução da escrita em todo o mundo, das primeiras inscrições na argila da Suméria às letras digitadas num ecrã dos dispositivos electrónicos. O texto é acompanhad0 com mapas e imagens ao longo dos últimos cinco milénios. O autor é professor na Nova FCSH e editor da página «Certas Palavras».

Título: Atlas Histórico da Escrita

Autor: Marco Neves

Editora: Guerra & Paz

www.guerraepaz.pt  |  Tel. 213 144 488

 

 Pag50_Livro3

As mulheres na vida do escritor católico francês Thomas Merton (1915-1968), monge trapista na comunidade monástica Abbey of Gethsemani, Kentucky, nos Estados Unidos. Um olhar da teóloga espanhola que integra a comissão metodológica do Sínodo sobre a Sinodalidade convocado pelo Papa Francisco.

Título: A Sinfonia Feminina (incompleta) de Thomas Merton

Autora: María Cristina Inogés Sanz

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 640

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Março 2024 - nº 744
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.