Igreja
14 novembro 2024

Canonização de José Allamano

Tempo de leitura: 1 min
O padre José Allamano – fundador dos Missionários e das Missionárias da Consolata – foi proclamado santo pelo Papa Francisco no passado 20 de Outubro.
Redacção
---

Foto: Lusa

O padre José Allamano – fundador dos Missionários e das Missionárias da Consolata – foi proclamado santo pelo Papa Francisco no passado 20 de Outubro, Dia Mundial das Missões. O sacerdote de Turim (Itália) fundou em 1901 e 1910, respectivamente, os Missionários e as Missionárias da Consolata. A canonização foi possível após o reconhecimento de um milagre que ocorreu na floresta amazónica brasileira, no Estado de Roraima. Sorino, um homem da etnia ianomâmi, foi atacado por um felino, que o feriu gravemente na cabeça. Transportado para o Hospital de Boa Vista, foi socorrido pelas Missionárias da Consolata, que nunca deixaram de pedir a sua recuperação por intercessão do Pai Fundador. Sorino recuperou milagrosamente a saúde em poucos meses e ainda hoje vive na sua comunidade indígena.

No mesmo dia foram canonizados outros santos, eles eles, Manuel Ruiz Lopez e sete companheiros, da Ordem dos Frades Menores, e Francisco, Mooti e Raphael Massabki, leigos, todos mortos por «ódio à fé» em Damasco, Síria, entre 9 e 10 de Julho de 1860.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Dezembro 2024 - nº 752
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.