Igreja
06 março 2021

Via-sacra em tempo de pandemia

Tempo de leitura: 7 min
A pandemia que estamos a viver revela as nossas limitações, debilidades, medos e incertezas, mas também a nossa resiliência, solidariedade e esperança.
Redacção
---

É neste tempo complexo que caminhamos para a Páscoa e, com Jesus, percorremos o caminho da Cruz. Como disse o Papa Francisco, «cada vez que participamos na Paixão do Senhor, que acompanhamos a paixão dos nossos irmãos, vivendo inclusive a própria paixão, os nossos ouvidos escutaram a novidade da Ressurreição: não estamos sozinhos, o Senhor nos precede no nosso caminho removendo as pedras que nos paralisam». 

 Pag42-1estaçao

1ª Estação: Jesus é condenado à morte

Senhor Jesus, que amaste até ao fim de Ti mesmo e tudo deste de modo gratuito e generoso na fidelidade do amor, dá-nos a capacidade de viver em serviço desinteressado, atento e livre para com todos aqueles que sofrem e os que nos procuram. Ensina-nos a viver do Amor sempre iluminado pela Verdade.

 Pag42-2estaçao

2ª Estação: Jesus é carregado com a cruz

Senhor Jesus, Boa Nova do amor de Deus, que nos ensinaste o maravilhoso dom da fraternidade abraçando todo o mundo pela cruz, faz que saibamos oferecer a nossa vida como alimento para os famintos de pão e de afectos e a construir um mundo mais justo e fraterno dando, na liberdade, as nossas mãos e o nosso coração.

 Pag42-3estaçao

3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez

Senhor Jesus, Verdade de Deus, que nos apontas o caminho para chegarmos à casa do Pai e nos revelas o sentido da nossa vida, faz que cultivemos uma verdadeira comunhão contigo para sabermos manifestar a todos que és a Verdade de cada pessoa. Ensina-nos a saber levantar-nos diante das provações e das dificuldades.

 Pag42-4estaçao

4ª Estação: Jesus encontra a sua mãe

Senhor Jesus, Ternura de Deus Pai, que nos ensinais a não viver apenas de pão e da materialidade da vida, mas dos valores do Espírito e da Palavra que não passa nem morre, ensina-nos como missão que a nossa caridade deve ser gratuita. Ajuda-nos a possuir um coração misericordioso e livre como o de Maria e o de Jesus.

 Pag42-5estaçao

5ª Estação: O cireneu ajuda Jesus a levar a cruz

Senhor Jesus, rosto da caridade de Deus, que na disponibilidade total de tempo e de vida Te colocaste ao serviço de cada ser humano reconhecendo a sua dignidade e servindo as suas dores, ensina-nos a fazer de cada homem e mulher, que servimos, o centro da vida e missão da Igreja e da nossa vida.

 Pag42-6estaçao

6ª Estação: A Verónica limpa o rosto de Jesus

Senhor Jesus, dádiva e bênção de Deus Pai, que nos ensinastes a repartir e a tornar a nossa vida oferta aos irmãos e irmãs mais pobres e necessitados, ensina-nos a testemunhar uma caridade que manifeste abertura ao bem comum e a ninguém falte o que é justo e digno.

 Pag42-7estaçao

7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez

Senhor Jesus, Palavra e gesto do coração do Pai, que Te revelaste próximo de quem te buscava com interior sincero, ainda que frágil e pecador, ensina-nos ser testemunhas alegres do teu Evangelho no quotidiano da nossa vida, mas testemunhas operativas de Ti. Abençoa e protege os profissionais de saúde.

 Pag42-8estaçao

8ª Estação: Jesus consola as mulheres de Jerusalém

Senhor Jesus, fogo e luz da vida nova de Deus, que a todos iluminas e purificas na verdade do amor, assumindo com responsabilidade o teu jugo, ensina-nos a crescer e a desenvolver a nossa vida a partir do Teu coração. Ouve o nosso choro, enxuga as lágrimas dos que sofrem.

 Pag42-9estaçao

9ª Estação: Jesus cai pela terceira vez

Senhor Jesus, fonte de todos os dons e bens de Deus, que levaste até ao extremo o teu amor a nós, ensina-nos a acolher o dom da tua presença entre nós e a cumprir o teu mandamento novo na verdade das nossas vidas. Ilumina os governantes nesta situação de crise, que torna as decisões difíceis de serem tomadas.

 Pag42-10estaçao

10ª Estação: Jesus é despojado das suas vestes

Senhor Jesus, Homem e Deus verdadeiro, que não te negaste a nada no amor verdadeiro e justo, ensina-nos a viver com a mesma largueza de coração os nossos direitos e deveres eliminando dele a ganância egoísta e a soberba. Ajuda-nos a nos revestirmos do amor e misericórdia.

 Pag42-11estaçao

11ª Estação: Jesus é crucificado

Senhor Jesus, Vida de Deus Pai em nós, que sofrestes e acolhestes a morte por servires a vida bela e plena, ensina-nos a não dedicarmos a nossa existência a uma cultura de morte na maldade, no roubo, na má-língua, nos maus pensamentos e atitudes, mas a sermos construtores da vida verdadeira e da civilização do amor.

 Pag42-12estaçao

12ª Estação: Jesus morre na cruz

Senhor Jesus, Servo de Deus Pai, que na hora suprema do calvário não O negaste nem te negaste a nós pecadores, ensina-nos a possuir um coração terno, bondoso e compassivo. Ajuda-nos a que morra em nós tudo o que nos afasta de Ti e nos impede de vivermos em fraternidade.

 Pag42-13estaçao

13ª Estação: Jesus é descido da cruz

Senhor Jesus, Filho do Deus Vivente, que sendo rico aprendeste na humilhação e no despojamento de Ti próprio a verdade da vida, ensina-nos o caminho para a verdadeira vida, a dizer “sim” ao amor. Fortalece e conforta os familiares e amigos dos que padeceram ou estão a padecer com a pandemia e as suas consequências.

 Pag42-14estaçao

14ª Estação: Jesus é sepultado

Senhor Jesus, porta da eternidade de Deus, que manifestastes a grandeza da vida como grão de trigo lançado à terra, ensina-nos a certeza de que as nossas sepulturas são portas para uma vida nova; a viver e a morrer contigo e por Ti. Ajuda-nos a sepultar para sempre a indiferença e o silêncio cúmplice diante da injustiça e das guerras.

 Pag42-15estaçao

15ª Estação: Jesus ressuscitado vive em nós

Senhor Jesus, esperança e Caminho de Deus, que nos admites à mesa da Ressurreição e nos renovas no amor, ensina-nos a saber realizar o Teu projecto de amor e de verdade, de vida e de beleza, de paz e de justiça, de graça e de santidade. Que o teu Espírito nos abra horizontes, desperte a criatividade e nos renove na fraternidade.

(Fotos 123RF)
Partilhar
Tags
Igreja
---
EDIÇÃO
Abril 2021 - nº 712
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.