Igreja
05 maio 2021

Portugal: Terra de Santa Maria

Tempo de leitura: 2 min
Maio é chamado pelos cristãos como o Mês de Maria.
Sérgio Carvalho
Professor e jornalista
---

Nos meus tempos de criança, lembro-me da minha catequista me dizer: «Começou Maio, mês de Maria e mês das flores. Deus quando quis reunir todas as águas, chamou-lhe MAR; quando reuniu todas as graças e santidade, chamou-lhe MARIA». Adorei a analogia e o jogo de palavras.

Este belo mês é chamado pelos cristãos como o Mês de Maria, a mais bela e formosa criatura que é a muito amada pelos portugueses, que batizaram Portugal como Terra de Santa Maria. Estamos a viver o Ano Amoris Laetitia, dedicado à família e sob o patrocínio de São José, esposo da Virgem Maria.

É muito interessante constatar que o mês dedicado a Maria tem início com a festa de São José, operário – 1 de Maio. Maria dedica o primeiro dia do seu mês ao seu esposo e José apresenta-nos Maria em todos os dias seguintes.

Temos muitas razões para louvar e saudar Maria neste mês: no primeiro domingo, recordamos as nossas mães, tendo Maria como modelo; no dia 13 comemoramos o aniversário da primeira aparição em Fátima aos três pastorinhos; no dia 24 recordamos Maria como auxiliadora dos cristãos; e no dia 31, a sua visita a Isabel, mãe de João Baptista».

Em cada uma destas datas vemos facetas de Maria: a sua maternidade, a solicitude, o cuidado pelo seu povo e pela família, a mulher de fé.

Existem ainda dois outros motivos para louvar Maria neste mês e nos seguintes: os 375 anos da sua coroação, em 1646, pelo rei Dom João IV, em Vila Viçosa, e no dia 15 de Junho, o centenário da sétima aparição de Nossa Senhora, em Fátima (1921), antes de Lúcia dos Santos partir para as Doroteias do Porto para estudar e mais tarde seguir a vida religiosa.

Louvemos Maria, dediquemos uma parte do nosso dia a contemplar a sua vida e presença nos Evangelhos e na História. Recordemos o hino da Padroeira: «Enquanto houver portugueses, tu (Maria) serás o seu amor».

Partilhar
Tags
Igreja
---
EDIÇÃO
Junho 2021 - nº 714
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.