Aventura da Fé
05 maio 2022

Trabalhadores da vinha

Tempo de leitura: 2 min
Esta parábola fala-nos de um proprietário que precisava de trabalhadores para a sua vinha.
Vanda Barata
Catequista
---

Nesta história escrita por Mateus, vamos conhecer um proprietário que precisava de trabalhadores para a sua vinha. Contrata vários operários a horas diferentes… e todos, nesse dia, vão trabalhar para o vinhateiro. Mas… nem todos trabalharam as mesmas horas… uns trabalharam durante todo o dia, outros menos tempo.

No final do dia, o patrão pagou aos seus trabalhadores. Será que todos receberam os mesmos denários?

O denário era a moeda utilizada nestes tempos.

Fechem os olhos, aconcheguem-se e deixem-se embalar por mais esta parábola de Jesus!

Vamos clicar na hiperligação para o vídeo: https://youtu.be/C-1WW-4RdYo

E, agora, vamos definir um desafio para a nossa família: Ao longo desta semana, um cacho de uvas na nossa fruteira pode ser o símbolo desta parábola.

O cacho de uvas vai lembrar-nos que Deus, representado pelo proprietário da vinha, demonstra a sua bondade e justiça… mas a justiça de Deus é diferente da justiça das pessoas. Humanamente, podemos pensar que os trabalhadores que trabalharam o dia todo não poderiam receber o mesmo que os que só trabalharam umas horas… Porém, não precisariam também os últimos do mesmo denário, quem sabe para levar comida à sua família?!.. A medida de Deus não é a nossa medida… A medida de Deus é a compaixão, a bondade!

Estamos na Semana de Oração pelas Vocações. Deus chama… alguns mais cedo, outros mais tarde … e recompensa a todos os que aceitam o seu chamamento. Não sente que uns são mais importantes que outros porque fazem mais ou chegaram há mais tempo…

Alegrarmo-nos com o bem dos outros é sintonizarmo-nos com Deus. A inveja prejudica, sobretudo quem a sente, e leva-nos para muito longe do Amor!

Vamos ser operários na Vinha do Senhor.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.