Aventura da Fé
02 junho 2022

O jovem rico

Tempo de leitura: 2 min
Esta parábola de embalar fala-nos de um jovem rico a quem as palavras de Jesus inquietavam e interpelavam.
Vanda Barata
Catequista
---

Num dia muito bonito…, Jesus caminhava e pessoas com o coração inquieto…. juntavam-se a ele, porque sentiam que o que ele dizia era novo, gerava paz e respondia a perguntas para as quais nunca tinham obtido resposta.

Nesse grupo estava um jovem bem vestido que se destacava por ser rico e possuir muitos bens. As palavras de Jesus também o inquietavam e interpelavam… Ele perguntou a Jesus: «Mestre, o que devo fazer para ter a vida eterna?»

Escutemos a resposta de Jesus!

Cliquemos na hiperligação para o vídeo: https://youtu.be/K5dl6OjSl1M

E, agora, prestemos atenção ao desafio para a nossa família:

Ao longo desta semana, vamos pensar nisto: diante dos acontecimentos do mundo, temos sentido que a ganância, o desejo de poder, de possuir sempre mais podem destruir vidas e gerar horror e tristeza.

Todos gostamos de viver confortavelmente, ter uma casa, comida… ir de férias. Deus não é contra possuirmos bens. O que nos diz nesta história é que nada pode ser mais importante que o Amor, que é Jesus.

Quando as riquezas e os bens têm mais valor do que Deus e do que o Amor…, o nosso coração fica frio, e pode imperar o egoísmo, o desejo do poder, de possuir…

Então, como o Amor não impera, as pessoas fazem de tudo e não olham a meios para garantir o aumento daquilo que põem em primeiro lugar. Isso pode gerar guerras, atrocidades, egoísmo.

Deus que é amor, paz, ternura, verdade, união, perdão deve ter o primeiro lugar nas nossas vidas e no nosso coração. Só assim vamos preferir a paz em vez da guerra… Só assim somos verdadeiramente felizes e conseguimos viver serenamente, plenamente, tranquilamente, em harmonia.

Vamos escolher como símbolo que ilustra esta parábola um objeto que a nossa família deseja muito. Vamos colocá-lo no cantinho da oração e sentir que podemos prescindir dele pelo AMOR, por Jesus!

Feliz semana: unidos em oração pela PAZ!

Partilhar
---
EDIÇÃO
Março 2024 - nº 626
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.