Aventura da Fé
29 junho 2022

O grande banquete

Tempo de leitura: 2 min
A parábola de hoje fala-nos de um homem que preparou um grande banquete com muito cuidado e dedicação para reunir um grupo de convidados que queria ter junto de si.
Vanda Barata
Catequista
---

No tempo de Jesus, quando alguém oferecia um banquete, o convite era feito duas vezes, ou seja, numa primeira fase o anfitrião, depois de ter feito uma lista de convidados, percebia quem queria participar. Após a confirmação das pessoas, era preparada a festa. Quando o banquete estava pronto, os convidados eram novamente chamados para participarem na celebração e assumirem o lugar na mesa cuidadosamente preparada.

Hoje os contadores da história são alguns meninos e meninas do quinto volume da catequese da Paróquia de Santa Maria dos Olivais. Foram eles que inspiraram o projeto, Parábolas de embalar.

Fechemos os olhos…abramos o coração e escutemos. Vamos clicar na hiperligação:  https://youtu.be/5pvqPx7AkU0

Pensemos, agora, no desafio para a nossa família.

Quem não gosta de ir a uma boa festa? Aquelas que são marcadas por grandes amizades por uma boa refeição, alegria e proporcionam encontrarmo-nos com quem amamos.

Quando celebramos o nosso aniversário, preparamos tudo com cuidado e convidamos os nossos amigos mais queridos. Como nos sentiríamos se nenhum deles aceitasse o nosso convite?

Um dia, um menino perguntou: «Jesus fica muito zangado quando não vou à Eucaristia?»

A Eucaristia pode ser comparada a uma festa na casa de Jesus que é a igreja.

A catequista respondeu: «Acho que Jesus não fica zangado, mas fica muito triste, por não ter a tua companhia, a tua presença…, porque Ele ama-te!

Como desafio para a nossa família, esta semana, vamos pensar nisto: Jesus convida, mas a decisão é nossa, é de cada um!

O desafio será convidarmos alguém que sintamos precisar da nossa companhia, do nosso carinho, para ir a nossa casa. Vamos preparar-lhe um banquete de amizade, alegria, escuta, carinho. Talvez neste tempo, estes sejam os melhores alimentos, as melhores iguarias!

Demos um abraço! E sejamos sempre amigos de Jesus!

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.