Aventura da Fé
11 agosto 2022

O servo vigilante

Tempo de leitura: 2 min
Vigiar é a palavra-chave desta história que Jesus nos contou…
Vanda Barata
Catequista
---

O sol brilhou intensamente no céu…Ele aqueceu a nossa vida.

Agora, podemos ser embalados por esta história de Jesus, olhando as estrelas numa destas noites quentes, que nos estimulam a sair e a contemplar a beleza da noite… misteriosa, mas bela.

Olhar o céu e escutar a parábola do servo vigilante em família será… sem dúvida um inesquecível momento de encontro com o Pai.

No tempo de Jesus, os senhores mais abastados tinham servos que guardavam as suas propriedades.

Nesta parábola, Jesus apresenta-nos servos diferentes: os que vigiam verdadeiramente e os que se descuidam no seu trabalho, não cumprindo devidamente a tarefa que lhes foi confiada.

Vigiar é a palavra-chave desta história que Jesus nos contou…

Só à noite conseguimos contemplar a Lua e deslumbrar-nos com o brilho das estrelas… A noite é o cenário perfeito para sermos embalados pelas palavras de Jesus, que nos são narradas por crianças e jovens da paróquia de Santa Maria dos Olivais, Lisboa.

Vamos clicar na hiperligação: https://youtu.be/GT5NPndOddo

 

Agora é a nossa vez de mostrar que somos competentes. Vamos escolher o desafio semanal para a nossa família.

Todas as nossas atitudes têm consequências…

Deus dá-nos a liberdade para que escolhamos o que queremos ser… o que queremos fazer.

Podemos vigiar, imitando os servos cumpridores desta parábola…. Vigiar é ser solidário, cumprir os nossos deveres, estudar, ajudar os nossos pais, ficar próximo de Jesus. Se vigiarmos, experimentamos a alegria, o deslumbramento, a felicidade…

Se não vigiarmos e ficarmos na preguiça, no incumprimento, na inveja, na mentira, na falta de amor… afastados de Jesus… vamos ter como consequência a insatisfação, o medo, a falta de tranquilidade. A escolha é sempre nossa!

Nesta semana vamos olhar para Maria, a Mãe de Jesus, e pensar nela quando estava grávida. Durante nove meses, ela velou pelo nascimento do Filho de Deus.

Podemos pedir a Jesus, por meio de Maria, que alimente no nosso coração o desejo de sermos vigilantes e cumpridores. Podemos imitar o pastorinho Francisco Marto que rezava a Jesus Escondido.

Um chi-coração. Ânimo! Sejamos sempre amigos de Jesus!

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.