Aventura da Fé
22 julho 2023

Levantar-se e seguir Jesus

Tempo de leitura: 2 min
A família de José, Maria, Leonor e Santiago falam-nos de outras personagens da Bíblia que, tal como Maria, também se levantam e agem apressadamente.
Jorge Ferreira
---

O lema da Jornada Mundial da Juventude, que decorre em Lisboa de 1 a 6 de agosto, é a citação bíblica «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lucas 1, 39). É o pretexto para a família de José, Maria, Leonor e Santiago falarem de outras personagens da Bíblia que também se levantam e agem apressadamente.

José: Maria vai apressadamente ajudar a sua prima Isabel, quando recebe Jesus no seu ventre. Jesus é Deus solidário connosco. E ela é solidária com a sua prima e por toda a vida: com os noivos em Caná (ver João 2, 1-11), com os apóstolos depois da Páscoa (ver Atos dos Apóstolos 1 e 2)…

Maria: Por isso, escreveu o Papa Francisco: «Maria torna-se templo de Deus, imagem da Igreja em caminho, Igreja que sai e se coloca ao serviço, Igreja portadora do Evangelho.»

Leonor: Maria acolhe a Palavra de Deus e dá testemunho da mensagem de Jesus. Ela é modelo do que diz Jesus: «Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática» (Lucas 11, 28).

Santiago: Bem diferente é aquela pessoa (ler Marcos 10, 17-27) que corre até Jesus, mas quando Ele lhe diz «vai, vende o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me», afasta-se, porque prefere ficar com as suas riquezas.

José: A decisão de seguir Jesus não a podemos tomar por impulso, mas com convicção. Vejamos o exemplo de Zaqueu (ler Lucas 19, 1-10). Ele sabe que faz mal ao roubar o povo. Procura Jesus. Sobe com pressa a uma árvore. Quer dizer a Jesus que pretende mudar de verdade.

Maria: Jesus, que conhece o coração de cada pessoa, dá atenção a Zaqueu, fala com ele, vai a sua casa.

José: E faz o contrário de todo o povo, que não perdoa Zaqueu, nem está disposto a dar-lhe a oportunidade de salvação que ele procura.

Leonor: A história de Mateus (ver Mateus 9, 9-13) é semelhante. Cobra impostos. Jesus diz-lhe «Segue-me!» E ele levanta-se e segue-O. Torna-se um dos apóstolos e escreve um dos quatro Evangelhos.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.