Aventura da Fé
16 fevereiro 2024

Primeira viagem missionária de São Paulo

Tempo de leitura: 2 min
A primeira viagem missionária de São Paulo será tão cheia de peripécias que temos assunto para mais três reuniões.
Jorge Ferreira
---

José: Conta São Lucas, no livro dos Atos dos Apóstolos (At 9), que Jesus chama Paulo para ser seu missionário, quando lhe aparece na estrada de Damasco, cidade da Síria aonde se dirigia para prender os cristãos.

Maria: Em Damasco, Paulo recebe o Batismo, passa alguns dias com os cristãos e começa, imediatamente, a proclamar aos que são judeus, como ele era, que Jesus é o Filho de Deus (At 9, 19).

Leonor: Mas alguns judeus não gostam do que Paulo ensina e ele tem de procurar refúgio em Jerusalém e, depois, em Tarso (Turquia), cidade de onde era natural.

Santiago: É em Tarso que Barnabé, um dos cristãos que anunciava o Evangelho em Antioquia (na Síria), vai buscar Paulo para o acompanhar. E são os cristãos de Antioquia que impõem as mãos a Paulo e Bernabé e os enviam como missionários.

José: Sim, assim é, filho. Podemos ler nos Atos dos Apóstolos: “Separai Barnabé e Paulo para o trabalho a que Eu os chamei.” Então, depois de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mãos e deixaram-nos partir.» (At 13, 2)

Maria: Como vemos, é Deus, por meio do Espírito Santo, que envia em missão. E, na Bíblia, o termo «enviado» significa também «representante».

Leonor: Ser representante pressupõe que o enviado tenha os mesmos pensamentos e sentimentos daquele que o envia e comunique fielmente a sua mensagem.

Santiago: E é assim que São Paulo inicia a sua primeira viagem missionária. Será tão cheia de peripécias que temos assunto para mais três reuniões.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.