Aventura da Fé
15 abril 2024

São Paulo anuncia Jesus aos judeus

Tempo de leitura: 2 min
São Paulo diz-lhes que Jesus é o Salvador de todos, porque morreu na cruz por todos, amou e perdoou a todos.
Jorge Ferreira
---

José: Hoje, continuamos a ler o relato da primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé no livro Atos dos Apóstolos. Vamos ler Atos 13, 13–51.

Maria: Paulo e os companheiros partem de Pafos, no sudoeste da ilha de Chipre, e chegam a Antioquia da Pisídia, no que é hoje a Turquia.

Leonor: Eu sei que lá as pessoas desencadearam uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e expulsam-nos da sua terra com violência!

Santiago: Sim, Leonor, mas eu quero saber como isso aconteceu. O texto diz que a um sábado, entram na sinagoga. Lá havia judeus e também não-judeus, mas que eram fiéis do judaísmo.

José: Paulo começa por pedir a cada um que escute atentamente o que vai dizer. Depois, resume a História de Israel, pegando nas Escrituras.

Maria: Os ouvintes conhecem bem o Antigo Testamento. Paulo sabe que eles olham para os textos bíblicos atentos às personagens que se destacam neles.

José: Qualquer israelita sabia que as personagens mais destacadas eram: Abraão, o pai da nação; Moisés, o libertador do Egito; David, o maior rei da história de Israel.

Leonor: Paulo entra, então, no assunto central da sua mensagem: «Da descendência de David, Deus proporcionou a Israel um Salvador, que é Jesus.»

Santiago: E diz-lhes que Jesus é o Salvador de todos, porque morreu na cruz por todos, amou e perdoou a todos.

Maria: E acrescenta que por todos Jesus ressuscitou ao terceiro dia.

José: Mas, então, uns judeus e gentios abraçam com alegria a Boa Nova que ele anuncia. Outros, ficam zangados e expulsam Paulo e Barnabé do território.

Leonor: Mas o que eles levam no coração é a imagem dos novos cristãos de Antioquia, cheios de alegria e do Espírito Santo.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.