Valores
07 maio 2020

O valor da resiliência

Tempo de leitura: 3 min
Vivemos tempos dramáticos que nos põem perante novos desafios. Parece inacreditável que um vírus minúsculo tenha o poder de nos fazer parar a nós, “imbatíveis” seres humanos, e nos obrigue a pensar na nossa vulnerabilidade.
Abel Dias
---

A tua escola fechou, como todas as outras de Portugal e muitíssimas pelo mundo, devido ao pequeno, mas poderoso novo coronavírus. O dever de cuidar da tua saúde e da dos outros fez-te permanecer em casa, assim como aos demais alunos, a muitos pais e mães, aos professores…

A economia e o mundo, que anteriormente viviam num frenesim assustador, de repente, pararam ou abrandaram a sua atividade. Inesperadamente, toda a gente se viu obrigada a aprender a viver nestas novas circunstâncias, a adaptar-se a um novo estilo de vida e a refletir sobre o papel de cada um nesta nova realidade.

Cada pessoa, no seu contexto, sentiu o desafio de ser responsáveis por alguém: avós, pais, vizinhos, amigos, fãs, etc. E assiste-se a um altruísmo extraordinário e criativo. Agora, mais do que nunca, tem significado a célebre frase de Saint-Exupéry: «Somos eternamente responsáveis por quem cativamos.»

Ser resiliente e desenvolver-se

Conheces o ditado: «É nos tempos difíceis que se conhecem os amigos.» Porque estes companheiros da vida ajudam a encontrar conforto e soluções.

O período difícil que agora vivemos poderá ser uma oportunidade para refletires sobre o teu estilo de vida e acerca do modo de viver, pensar e interagir dos outros, com o intuito de evoluir e nunca desistir nem desanimar. Para te ajudar nessa reflexão, usa o valor da resiliência. É a força interior que te capacita para lidar com os desafios inesperados e aparentemente mais fortes. Trata-se de perscrutares na tua sabedoria o entusiasmo para fazeres as escolhas certas e benéficas, e te adaptares aos novos tempos ou dares início a algo novo. Essa sabedoria adquiriste-a pela educação recebida da tua família, pelo teu carácter, pelos estudos, pela cultura que te chega da sociedade, pela interação com a Natureza, pela fé.

A tua resiliência

A palavra «resiliência» vem do latim resilire e significa «voltar atrás». Tem o sentido de recuar para ganhar balanço e ultrapassar, sobreviver, vencer. És resiliente com:

Autoconfiança = Sabes que és capaz de fazer algo muito bem, alcançando os objetivos.

Persistência = És perseverante, tens força de vontade, lutas pelos objetivos, queres ir mais além, vences na vida, levantas-te depois da queda.

Otimismo = Acreditas que as coisas mudam para melhor, tens esperança e pró-atividade.

Empatia = Compreendes e és compreendido(a), demonstras gratidão.

Criatividade = És hábil, inovas, diferencias-te do rotineiro, és sensível aos problemas, identificas as dificuldades e buscas soluções, pensas de forma autónoma e encaras novos desafios.

Flexibilidade = Tens ideias claras e acolhes as ideias dos outros.

Sabes lidar com as emoções = Superas as dificuldades, sem ceder à pressão, ao medo ou ao pânico.

 

_________________________________________

Nestes tempos da covid-19, pedem-nos que fiquemos em casa para nos protegermos, cuidar de nós e dos nossos e ser solidários com a comunidade. Os Missionários Combonianos e as revistas Além-Mar e Audácia querem contribuir para que passe este período da melhor forma possível e, por isso, enquanto durar a quarentena, decidimos tornar de leitura livre todos os conteúdos das nossas publicações missionárias.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Setembro 2020 - nº 588
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.