Sala de convívio
18 junho 2019

O apóstolo e os são-pedros

Tempo de leitura: 2 min
segundo se diz, esse peixe ficou com as marcas dos dedos de São Pedro — e por isso se chama são-pedro, como em francês tem o nome de saint-pierre, ou em inglês St Peter’s fish.
Hélder Guégués
---

Lê-se no Evangelho de São Mateus (Mt 17, 24-27): «Entrando em Cafarnaúm, aproximaram-se de Pedro os cobradores do imposto do templo e disseram-lhe: “O vosso Mestre não paga o imposto?” Ele respondeu: “Paga, sim.” Quando chegou a casa, Jesus antecipou-se, dizendo: “Simão, que te parece? De quem recebem os reis da terra impostos e contribuições? Dos seus filhos, ou dos estranhos?” E como ele respondesse: “Dos estranhos”, Jesus disse-lhe: “Então, os filhos estão isentos. No entanto, para não os escandalizarmos, vai ao mar, deita o anzol, apanha o primeiro peixe que nele cair, abre-lhe a boca e encontrarás lá um estáter. Toma-o e dá-lho por mim e por ti.”»

O apóstolo Pedro assim fez, pelo que, segundo se diz, esse peixe ficou com as marcas dos dedos de São Pedro — e por isso se chama são-pedro, como em francês tem o nome de saint-pierre, ou em inglês St Peter’s fish. Em português tem também o nome, mais comum, de peixe-galo (Zeus faber).

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.