Actualidades
28 novembro 2019

Violência na RD Congo: Massacres fazem mais de 80 mortos

Tempo de leitura: 2 min
Dezanove agricultores assassinados na quarta-feira, muitos deles decapitados
---

A violência intensificou-se na República Democrática do Congo (RDC) e no período de um mês os massacres fizeram mais de 80 mortos.

Na quarta-feira, 27 de novembro, 19 agricultores foram encontrados mortos na vila de Maleki, muitos deles decapitados, após um ataque atribuído ao grupo armado das Forças Democráticas Aliadas (ADF).

Desde 30 de outubro que o exército congolês (FARDC) realiza uma ofensiva para desmobilizar os grupos terroristas no leste do país. Em represália, os grupos armados passaram a matar civis vulneráveis.

Nesta quinta-feira, uma equipa de combate ao Ébola foi atacada na província de Ituri. Quatro pessoas morreram, sendo um funcionário do Ministério da Saúde, dois motoristas e um polícia. O ataque foi atribuído aos terroristas Maimai.

Na madrugada de domingo para segunda-feira, mais oito civis já haviam sido mortos em Masiani, no distrito de Boikene, em outro ataque atribuído ao grupo ADF cuja formação inclui ugandeses.

Protestos na cidade de Beni pedem que as forças de paz da ONU, MONUSCO, deixem a região. Os populares acusam os soldados de nada fazerem para evitar o massacre de civis. Duas bases da MONUSCO em Boikene foram invadidas, uma pessoa morreu e 13 ficaram feridas.

As tropas do exército congolês também são acusadas de violência, saques e mortes.

Após uma reunião de líderes militares no início da semana, o governador do Kivu-Norte anunciou “medidas drásticas” para proteger a população civil contra os ataques da ADF. Não está nos planos que as tropas da ONU deixem o território. Pelo contrário, foi anunciado que a MONUSCO conduzirá operações conjuntas com as FARDC e a Polícia Nacional do Congo na busca e captura de terroristas.

ListaMortosMalekiRDCe

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail