Actualidades
11 junho 2019

Mensagem do Papa para o Dia das Missões

Tempo de leitura: 3 min
Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo
---

Foi divulgada no domingo de Pentecostes, 9 de junho, a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, sob o título “batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Celebração acontece no dia 20 de outubro de 2019.

No texto, Francisco recorda que pediu a todas a Igreja “que vivesse um tempo extraordinário de missão no mês de outubro de 2019”, para comemorar o centenário da promulgação da Carta apostólica Maximum illud.

“A clarividência profética da sua proposta apostólica confirmou-me como é importante, ainda hoje, renovar o compromisso missionário da Igreja, potenciar evangelicamente a sua missão de anunciar e levar ao mundo a salvação de Jesus Cristo, morto e ressuscitado”, explica.

De acordo com o Papa, a celebração do mês missionário extraordinário (marcado para outubro de 2019) “ajudar-nos-á, em primeiro lugar, a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo”, fé recebida como dom gratuito no batismo.

“A Igreja está em missão no mundo”, anuncia o Santo Padre, “sê homem de Deus, que anuncia Deus”, refere.

“Eu sou sempre uma missão; tu és sempre uma missão; cada batizada e batizado é uma missão… Cada um de nós é uma missão no mundo, porque fruto do amor de Deus”, afirma.

A mensagem refere ainda a “coincidência providencial” do Mês Missionário Extraordinário com a celebração do Sínodo Especial sobre as Igrejas na Amazónia: “Um renovado Pentecostes abra de par em par as portas da Igreja, a fim de que nenhuma cultura permaneça fechada em si mesma e nenhum povo fique isolado, mas se abra à comunhão universal da fé”.

O Papa conclui com uma breve palavra sobre as Pontifícias Obras Missionárias, que a Carta apostólica Maximum illud já apresentava como instrumentos missionários: “De facto, como uma rede global que apoia o Papa no seu compromisso missionário, prestam o seu serviço à universalidade eclesial mediante a oração, alma da missão, e a caridade dos cristãos espalhados pelo mundo inteiro… Ao renovar o meu apoio a estas Obras, espero que o Mês Missionário Extraordinário de outubro de 2019 contribua para a renovação do seu serviço missionário ao meu ministério”.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail