Música
21 maio 2020

Música

Tempo de leitura: 5 min
Nestes tempos de isolamento sugerimos dois grandes discos «Hymns and Songs to the Mother of God» e «Life Goes On». A não perder.
António Marujo
---

Título: Hymns and Songs to the Mother of God

Intérprete: Nektaria Karantzi

Edição: Radio Station of the Church of Greece

https://nektariakarantzi.weebly.com

Disco1

Este duplo disco, Hymns and Songs to the Mother of God reúne, como indicado no título, hinos bizantinos (o primeiro) e canções tradicionais (o segundo), dedicados à Mãe de Deus. O projecto levou três anos a concretizar, entre a recolha, estudo e gravação, como conta a própria Nektaria Karantzi, uma das vozes mais destacadas do canto bizantino, com obra gravada desde os seus 14 anos e fundadora da Associação Pan-Helénica de Mulheres na Música Eclesiástica Bizantina. A tradição ortodoxa em geral, e a grega em particular, está repleta de composições de «incomparável beleza» relativas à figura da Mãe de Deus (ou Theotokos), escreve Nektaria Karantzi. E este facto confirma-se na selecção que aqui podemos ouvir, em que é difícil destacar temas específicos (e que inclui a participação da húngara Márta Sebestyén, cantando uma bela música tradiconal). Mas, ainda assim, sublinhem-se a Pequena Paráclase (súplica), Alegrai-vos, Terirem, Ó Imaculada, ou Ó Vós, Apóstolos de Longe. Em todas elas se revela não só a intensidade da mística musical ortodoxa, como também a relação dos crentes com a figura da Mãe de Deus. As músicas tradicionais mostram esta mesma força da relação com a Virgem Maria, com um repertório que inclui canções de noivado ou de embalar, músicas ligadas ao mar ou históricas, ou ainda composições dedicadas exclusivamente à figura da Theotokos, incluindo lamentações sobre o Cristo morto ou sobre a queda de Constantinopla. Uma descoberta de beleza ímpar.

 

 Disco2

Em tempos de isolamento social, Carla Bley propõe este tranquilo, mas decidido Life Goes On (A vida continua), terceiro volume da sequência que inclui Trios (2013) e Andando El Tiempo (2016, recenseado neste espaço em Julho desse ano). A música está a ser trabalhada há mais de um ano, mas, para quem o escuta, o disco tem tudo a ver com a actualidade. Os quatro títulos da suite inicial, que dá nome ao disco – A vida continua/ Continua/ E continua/ E então um dia... – dão a perspectiva de alguém que quer ultrapassar uma (má) experiência e decide retomar a existência plena – aliás, a peça foi escrita depois de Carla Bley ter passado por um período de doença. Além da melodia e dos poemas, além dos instrumentos e das vozes, a forma como a música nos toca tem sempre a ver também com o momento em que é escutada e as sensações que nos transmite. A pianista estadunidense, que completa 84 anos neste mês de Maio, já há quase três décadas que trabalha com o saxofonista Andy Sheppard e o baixista Swallow. E neste disco, o trio mostra-nos como que um filme em que somos os protagonistas e, ao mesmo tempo, espectadores de nós próprios. Recentemente, Carla Bley afirmou ao Charleston City Paper: «Aprendemos a respirar juntos quando tocamos. Ouço as nossas vozes no ouvido da minha mente enquanto componho para nós.» Isso está patente, mais uma vez, neste disco: música bem entrelaçada pelos instrumentos – nenhum deles está a mais ou a menos –, em que não há excessos nem falhas e tudo nos fala do essencial. Da vida que continua, portanto.

Título: Life Goes On

Autora e intérpretes: Carla Bley, Andy Sheppard, Steve Swallow

Edição: ECM   |   discos@dargil.pt

 

_________________________________________

Nestes tempos da covid-19, pedem-nos que fiquemos em casa para nos protegermos, cuidar de nós e dos nossos e ser solidários com a comunidade. Os Missionários Combonianos e as revistas Além-Mar e Audácia querem contribuir para que passe este período da melhor forma possível e, por isso, enquanto durar a quarentena, decidimos tornar de leitura livre todos os conteúdos das nossas publicações missionárias.

Partilhar
Tags
Música
---
EDIÇÃO
Julho 2020 - nº 704
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.