Música
22 março 2021

Música

Tempo de leitura: 3 min
«Hallgató», «Canção», «Uma Elmo», três grandes discos, a não perder.
António Marujo
---

O Concerto para Guitarra e Orquestra “Em Memória do Meu Povo” (1994), que abre o disco, começa com um comovente solo da guitarra de Snétberger, que recorda uma melodia que o autor ouvia à sua avó e era cantada em funerais. Juntam-se-lhe depois os violinos, a viola e o violoncelo do Keller Quartett, transformando a música numa memória trágica das perseguições e assassínios de ciganos e sinti, mas também das experiências de resiliência e libertação, como se diz na apresentação. Incluindo ainda peças de Shostakovich (Quarteto de Cordas n.º 8, dedicado pelo compositor às vítimas da guerra e do fascismo), John Dowland e Samuel Barber, e num tempo em que vemos crescer novos ventos de intolerância e ódio, estas músicas são de uma beleza espiritual, terna, resistente e afirmativa.

 

Disco1

Título: Hallgató

Autores: Ferenc Snétberger, Dmitri Shostakovich, John Dowland e Samuel Barber

Intérpretes: Ferenc Snétberger e Keller Quartett

Edição: ECM  |  vendaspt@distrijazz.com

 

 Disco2

 

Lara Martins é uma das cantoras líricas portuguesas com maior difusão internacional da actualidade – era uma das protagonistas de O Fantasma da Ópera no West End de Londres. Canção é o seu disco de estreia, reunindo canções da Europa e da América Latina: tangos de Piazzola, fados de Alain Oulman ou as treze canções de amor do brasileiro Camargo Guarnieri, numa viagem entre as duas margens do Atlântico, a cultura ibero-americana e o último século de música. Com grandes dotes vocais, a sua voz reflecte as extraordinárias capacidades líricas que lhe têm permitido circular entre a ópera, o teatro musical ou compositores diversos como Mozart, Donizetti, Richard Strauss, Manuel de Falla, Gershwin, Bernstein ou Lloyd Weber.

Título: Canção

Intérprete: Lara Martins

Edição: Artway

vgm@plurimega.com

 

 Disco3

 

O guitarrista dinamarquês Jakob Bro compôs várias músicas deste disco durante as sestas do filho mais novo, num «momento especial» da sua vida e num «momento estranho no mundo». A estranheza abre Reconstructing a Dream (“Reconstruindo um sonho”), música sem pressa, mas de uma «grande profundidade», como escrevia a London Jazz News. Mas não se pense que é um disco sem intensidade. Nele, aliás, ressalta a variedade de ritmos, cores e ambiências, a que não será alheia a diversidade de origem dos músicos e técnicos: um produtor alemão, um baterista espanhol, um trompetista norueguês a viver na Suécia, um compositor dinamarquês e um engenheiro italiano – que se encontram num estúdio na Suíça. Música de largos horizontes para os nossos confinamentos.

Título: Uma Elmo

Autor: Jakob Bro

Intérpretes: Jakob Bro, Arve Henriksen, Jorge Rossy

Edição: ECM

vendaspt@distrijazz.com

Partilhar
Tags
Discos
---
EDIÇÃO
Abril 2021 - nº 712
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.