Livros
05 outubro 2023

Sugestões de leitura

Tempo de leitura: 4 min
O destaque deste mês vai para o livro «Encontrar a alegria no trabalho» da editora apostolado da Oração. Sugerimos ainda os livros «A Guerra dos Chips» e «Relação Espiritual de Ajuda». Boas leituras!
Marta Arrais
---

O livro Encontrar a Alegria no Trabalho, de Jacques de Scorraille, pretende ser um guia para os dias mais difíceis da vida profissional, acendendo a luz da fé sobre aquilo que, normalmente, nada tem que ver com ela. O leitor é convidado, não só a repensar a forma como reage ao seu trabalho, como também a inserir ali a dimensão de Deus.

Logo na introdução o autor faz-nos um convite. Não nos obriga a continuar a leitura das suas páginas se assim não quisermos. Deixa livre o leitor para pensar se este guia fará, ou não, sentido para si. Penso que este simples facto já diz muito sobre esta obra.

É, ainda, na introdução que o livro nos será apresentado. Em primeiro lugar temos uma breve reflexão sobre as dificuldades da vida profissional. Quantos de nós se interrogarão sobre se estão ou não no lugar certo; quantos de nós nos deparamos com a desmotivação e a falta de sentido para continuar quando estamos imersos numa realidade profissional que não nos preenche. É precisamente aqui que o autor pretende iluminar o leitor. Vai oferecer-nos uma série de histórias reais como ponto de partida e como inspiração. De seguida algumas pistas para compreender e agir. Aqui incluir-se-ão também as «obrigações» de um cristão e as pontes com a própria fé e espiritualidade de cada um. Depois, fará um mergulho mais profundo sobre o contributo da fé cristã para essa realidade e para essa história. Com este intuito recorrerá à Doutrina Social da Igreja para estabelecer princípios de acção mais conectados com a nossa actividade quotidiana. Recorrerá ainda ao Catecismo da Igreja Católica, trazendo a cada história a luz da Palavra de Deus. Finalmente, será oferecido um exercício espiritual que permite um aprofundar mais individualizado de cada momento de reflexão.

pag50_Livro1_1

Num momento em que tanto se fala de saúde mental, e em que descobrimos que o trabalho e o stress inerente são, tantas vezes, causa de doença, tensão e prejuízo individual, social e familiar, esta obra surge como uma autêntica bóia de salvação.

Munindo-se de uma linguagem sempre acessível para todos, o autor guia-nos pelas várias problemáticas que podem ser encontradas nos locais de trabalho: a falta de motivação, o burnout, a falta de espiritualidade, lidar com pessoas difíceis, lidar com a falta de verdade. Para todas estas dificuldades há sugestões claras que nos poderão ajudar a viver um quotidiano profissional com maior leveza.

Não podemos deixar de trabalhar e o nosso emprego também se constitui, tantas vezes, como a nossa vocação ou missão; mas podemos encarar o que nos acontece nesse contexto de uma forma mais capaz, mais informada e mais unida aos ensinamentos d’Aquele que tudo sabe.

Título: Encontrar a alegria no trabalho – Um guia para a vida cristã

Autor: Jacques de Scorraille

Editora: Editorial A. O.

http://livraria.apostoladodaoracao.pt/   |  Tel. 253 689 443

 

 Pag50_Livro1A

Esta obra do professor universitário Chris Miller dá‑nos uma perspectiva histórica de como os chips, considerados o novo petróleo, estão a mudar o mundo. E revela, ainda, como o combate pelos semicondutores, especialmente o confronto sino‑americano, pode estar a alterar o poder militar, económico e geopolítico no mundo.

Título: A Guerra dos Chips

Autor: Chris Miller

Editora: Dom Quixote

http://www.leyaonline.com   |  Tel. 214 272 200

 

 Pag50_Livro2

Este livro do padre Fernando Sampaio, mestre em Psicologia Clínica e Psicopatologia, apresenta os conceitos, técnicas e práticas da relação pastoral de ajuda com o objectivo de sensibilizar, promover e formar para um acompanhamento espiritual centrado na pessoa e que promova a dignidade humana.

Título: Relação Espiritual de Ajuda

Autor: Fernando Sampaio

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt   |  Tel. 219 405 640

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Fevereiro 2024 - nº 743
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.