Livros
05 novembro 2023

Livros

Tempo de leitura: 4 min
Aqui ficam as nossas sugestões de leitura deste mês, com destaque para a obra «Em Nome do Pai – abusos sexuais na Igreja em Portugal», das edições Paulinas.
Marta Arrais
---

Abusos sexuais na Igreja 

A obra Em Nome do Pai – abusos sexuais na Igreja em Portugal, da autoria de Sónia Simões, é um verdadeiro murro no estômago e na alma de todos quantos ousarem percorrer e ler as páginas deste livro. Retrata «um dos maiores abalos sofridos pela Igreja ao longo dos tempos» e deixa-nos, a todos, com um sentimento de profunda vergonha pelos actos hediondos perpetrados contra as vítimas, em nome de Deus.

O prefácio é assinado pelo vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, J. M. Pereira de Almeida, que relaciona esta imensa ferida de toda a Igreja com a memória da negação de Pedro. A própria Igreja encarnou esta negação ao encobrir, velar e permitir que tão grande cruz se fosse adensando na proporção do sofrimento das vítimas.

A autora vai-nos conduzindo, de forma lúcida e transparente, pelo que levou à criação da comissão independente e pelo apelo do próprio Papa Francisco no sentido de redimir esta «tão grande culpa».

A obra torna públicos alguns dos testemunhos das vítimas de abuso sexual bem como as consequências terríveis que permaneceram nas vidas dos que falaram e dos que permanecem, ainda hoje, em silêncio. Sabemos que os efeitos ao nível da deterioração da saúde mental levaram, infelizmente, a que houvesse vítimas a pôr termo à própria vida. Também somos elucidados sobre questões mais legais e jurídicas e sobre a evolução da própria lei na condenação destes crimes. Sem tomar partido nem dar opiniões, a autora conduz-nos numa reflexão que ilumina os verdadeiros culpados e que retira da sombra as crianças (hoje adultos) que sofreram tanto e durante tanto tempo.

Livro1

O leitor consegue ainda ter informação sobre o que foi feito noutros países relativamente à condenação e divulgação destes abusos perpetrados por sacerdotes, catequistas e tantos outros que se esconderam atrás da Cruz de Jesus para O flagelar ainda mais.

É um livro que nos desinstala, nos magoa profundamente e que nos faz questionar a nossa própria fé numa Igreja tão doente que foi capaz de permitir que vivessem escondidos os que deviam ter sido trazidos à luz.

Nesta obra de inegável relevância sobre o tema teremos acesso a vários detalhes importantes sobre o processo de divulgação dos abusos e sobre o que tem sido feito para auxiliar as vítimas. Nada do que é escrito pela autora nos deixa indiferentes. Esta ferida tremenda é uma verdadeira prova de fé. Que saibamos continuar a rezar por todos quantos perderam a infância (e a própria vida) e pelos que pagaram um preço demasiado alto «em nome do Pai». É este Pai que, hoje, ainda se envergonha e se verga perante o sangue derramado em Seu nome.

Título: Em Nome do Pai – abusos sexuais na Igreja em Portugal

Autora: Sónia Simões

Editora: Oficina do Livro

http://www.leyaonline.com  |  Tel. 214 272 200

 

 Livro2

Esta obra mostra porque é imperativo reformar o capitalismo para responder às urgentes necessidades humanas e do planeta. É um apelo para a acção e um alerta para a importância de todos nos unirmos na transformação do sistema capitalista, com vista a construirmos um futuro mais justo, seguro e próspero.

Título: Repensar o Capitalismo para Salvar a Humanidade

Autor: Rebecca Henderson

Editora: Ideias de Ler

https://www.ideiasdeler.pt  |  Tel. 226 088 342

 

 Livro3

Este livro apresenta os desafios, razões e reflexões do Papa Francisco sobre o seu pontificado. A obra, dos jornalistas Francesca Ambrogetti e Sergio Rubin, é fruto de dez anos de entrevistas nas quais o Papa Francisco não evita nenhum aspecto da sua vida e de um pontificado que está a mudar a Igreja.

Título: O Pastor

Autores: Francesca Ambrogetti e Sergio Rubin

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 640

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Março 2024 - nº 744
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.