Livros
13 março 2020

Sugestões de leitura

Tempo de leitura: 5 min
Este mês sugerimos os livros «Tráfico de seres humanos», da editora Cáritas, «Procura-se Amigos e Lavadores de Pés», das edições Paulinas e «Escravos e Homens Livres», das edições Colibri. Boas leituras.
Marta Arrais
---

Tráfico de seres humanos

Livro1

Esta obra é um importante conjunto de textos escritos por quem lida de perto com a realidade do tráfico de pessoas. Na verdade, o leitor é confrontado com um cenário social preocupante que acaba por nos dizer respeito a todos.

O padre Abel Varzim, um dos protagonistas da luta pela defesa dos que são rejeitados pela sociedade, é voz viva de um dos testemunhos que podemos ler e afigura-se-nos como alguém capaz de olhar o outro com a bondade de quem não pretende julgar nem criticar.

Este é um livro que nos responsabiliza e que não deixa que nos demitamos de observar os sinais de quem mais precisa de ajuda.

Compreendemos, através da leitura dos textos que constituem esta obra, que o tráfico de seres humanos não está confinado à exploração de pessoas na idade adulta. Abarca, também (e infelizmente) a exploração de crianças. Pelas palavras de Cláudia Pedra apercebemo-nos do papel nefasto das redes sociais neste tipo de exploração e negócio. Com o seu importante testemunho, chama a nossa atenção para a necessidade de consciencializar aqueles que lidam mais de perto com as vítimas (professores, polícias, juízes). No entanto, a missão de ser voz dos que a não têm não pode pertencer somente aos que podem interferir mais directamente na situação da vítima. Este testemunho explica-nos que a informação é uma arma poderosíssima e que o simples facto de sabermos o que se passa à nossa volta já poderá ser relevante.

Mais uma vez, e enquanto percorremos as palavras de quem redigiu os testemunhos deste livro, é fácil perceber a importância deste olhar de quem está disposto a observar o outro e a querer reparar nele. Ao contrário do que nos fizeram acreditar, parece que a escravatura ainda existe e vive entre nós, de uma forma mascarada e quase subtil. É o próprio Papa Francisco que nos diz que os escravos ainda existem nas nossas cidades, tendo o rosto dos trabalhadores ilegais ou dos migrantes que procuram uma vida melhor.

Na segunda parte da obra, o leitor pode dedicar-se à análise de alguns textos e documentos que visam identificar algumas das consequências mais evidentes do tráfico de pessoas; pretendem, além disso, enumerar algumas medidas concretas que podem ser tomadas por todos e que, na verdade, são já adoptadas por várias ONG, associações ou entidades como a Cáritas.

A parte final do livro apresenta-nos, ainda, alguns gráficos e dados que nos ajudam a entender melhor os meandros da realidade do tráfico de seres humanos.

Em conclusão, este é um livro vivo e cheio do sentido que lhe deram todos aqueles que lutam pela abolição da “nova” escravatura. Estas páginas são, ainda, uma interpelação profunda a que nenhum leitor conseguirá ficar indiferente.

 

Título: «Tráfico de seres humanos – testemunhos e documentos»

Coord.: António Silva Soares

Editor: Editorial Cáritas  |  editorial@caritas.pt   |   Tel. 214 678 710

  Livro2

Título: «Procura-se Amigos e Lavadores de Pés»

Autor: Cardeal Seán O’Malley

Editor: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 640

Partindo de textos de um retiro dado aos bispos portugueses, o autor apresenta o seu entendimento sobre o lugar da Igreja no mundo. Os cristãos somos missão e o cardeal insiste em que «a Boa Nova tem de ser proclamada com um sentido de urgência irresistível». «Quem ler este livro, não o vai esquecer», afirma D. Tolentino Mendonça no prefácio. 

 Livro3

Título: «Escravos e Homens Livres»

Autor: Orlando Piedade

Editor: Edições Colibri

www.edi-colibri.pt | Tel. 217 964 038

Este romance histórico versa sobre a vida dos africanos em Lisboa, expondo as duras condições de vida que tiveram, depois da abolição da escravatura em Portugal, decretada pelo Marquês de Pombal em 1773. O autor leva os leitores desde Lisboa até São Tomé e Príncipe e Luanda, lugares por onde viajam as personagens principais da obra.

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Julho 2020 - nº 704
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.