Livros
22 julho 2020

Leituras para as férias

Tempo de leitura: 4 min
Os livros são uma excelente companhia para os tempos de pausa, na praia, no campo ou na cidade. Em tempo de férias deixamos três sugestões que pode levar na sua mala de viagem.
Marta Arrais
---

Anunciar Deus aos jovens 

Livro1

O livro Contar Deus hoje, do professor e escritor André Monda, fala-nos das estratégias utilizadas por este autor perante a necessidade de revelar Deus aos mais jovens. Sendo professor de Religião do ensino secundário, o autor viu-se confrontado com a distância a que os seus alunos estavam de Deus. Assim, e no convívio diário com estes, foi conseguindo mostrar-lhes um Deus mais acessível ao seu entendimento, através da ligação emocional que foi, também, criando com os seus alunos.

Esta é uma obra que dirige ao leitor uma enorme leveza, mesmo quando se debruça sobre temas tão profundos como a fé, o Cristianismo, a vida de Jesus e a força de Deus na experiência de cada uma das nossas histórias. Monda pretende, mais do que partilhar uma lista sobre como se deve falar de Deus aos jovens, relatar a sua própria experiência e fazer dela exemplo. Há uma citação sua nesta obra que poderia resumir todas as suas intenções como professor em contacto com os mais novos: «às falsas e perigosas vertigens que os jovens recebem devemos contrapor não com uma lição tranquilizadora, mas uma aula ainda mais electrizante, dotada de uma carga positiva, generosa e geradora».

Através da leitura destas páginas compreendemos que a fé não pode entender-se como uma receita ou uma fórmula, mas sim como uma história que se pode contar e sobre a qual se pode falar; a fé baseia-se num encontro com a pessoa de Jesus que é capaz de nos inspirar todos os dias de uma forma absolutamente reveladora e inesperada.

O professor André Monda explica-nos que mais do que encontrar respostas, é necessária a ousadia de se fazer perguntas. Seja qual for a nossa idade, sejam quais forem os contornos da nossa história com Deus.

Na realidade, Monda pretende que os seus alunos estejam aptos para encontrar as suas próprias respostas e dá-las à luz da sua vida e da sua história, ainda que estes tentem (num primeiro momento) obter respostas-chave (preferencialmente dadas por outrem) para as suas inquietações.

Esta é, sem dúvida, uma obra elucidativa sobre a melhor forma de abordar questões religiosas com aqueles que tendem a contrariá-las por, simplesmente, não as julgarem ao alcance do seu entendimento. Segundo Monda, os jovens precisam de ser ouvidos e precisam de alguém que mostre interesse pelo que têm a dizer.

André Monda faz, exactamente, aquilo que apregoa nestas suas páginas: conta-nos a sua história, fala-nos da sua experiência e da forma como quis entender a história de fé de todos quantos se foram cruzando consigo.

Em conclusão, esta é uma obra que nos desinstala, que nos obriga a fazer perguntas sobre a nossa forma de viver com Deus e sobre a forma como experienciamos este amor total que não pretende acorrentar-nos, mas sim dar-nos a liberdade da alegria.

Título: «Contar Deus Hoje»

Autor: Andrea Monda

Editor: Paulinas  |  www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 640

 

Livro2

A obra apresenta uma reflexão inédita do Papa Francisco, intitulada “Alento de vida nova”, e um conjunto de meditações sobre a oração cristã proferidas pelo Santo Padre ao longo do pontificado. As reflexões «estão marcadas pela sua experiência pessoal: as palavras não são abstractas, derivam da sua vivência», escreve Kirill, patriarca de Moscovo, na introdução.

Título: A Oração – Alento da Vida Nova

Autor: Papa Francisco

Editora: Paulinas | Tel. 219 405 640

 

Livro3

Éloi Laurent afirma que a obsessão pelo crescimento não nos deixa ver com clareza o bem-estar económico, é cega ao bem-estar humano, surda ao sofrimento social e muda quanto ao estado do planeta. É necessário orientar a economia por indicadores como o bem-estar, a resiliência e a sustentabilidade, dando maior importância à justiça social e à qualidade de vida.

Título: De Olhos Postos no Amanhã

Autor: Éloi Laurent

Editora: Casa das Letras | Tel. 214 272 200

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Outubro 2020 - nº 706
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.