Livros
13 janeiro 2021

Livros

Tempo de leitura: 5 min
«Falava-lhes através de Parábolas», do P. António Sílvio, «O Choque do Coronavírus», de Grace Blakeley, e «Francisco, o consolador de Deus», de Fernando Silva, são as nossas sugestões de leitura para este mês.
Marta Arrais
---

O sentido das parábolas

Livro1A obra intitulada Falava-lhes através de Parábolas, da autoria do P.e António Sílvio Couto, constitui-se como um mergulho profundo nas histórias que Jesus partilhava. Estas mensagens são entendidas pelo autor como um verdadeiro desafio para os cristãos dos dias de hoje. Do mundo actual. Do mundo marcado pela pandemia que todos nos vemos obrigados a viver.

A apresentação desta obra é da autoria de José Jacinto de Farias, que partilha com o leitor a visão de Karl Barth. Barth defendia que somos espectadores do que Deus fez por nós, através da história do próprio Jesus. Assistimos à História da Salvação, mas não fazemos parte dela. No entanto, e ainda segundo José de Farias, a Teologia Católica acredita no oposto. Na verdade, nós fazemos parte da História da Salvação e participamos nela com a nossa vida, com a nossa existência.

O P.e António Sílvio Couto vem confirmar esta última ideia por meio das palavras que incluem a sua obra. Ao dedicar-se ao estudo das parábolas e ao fazer uma tentativa de leitura e interpretação das mesmas, deixará incidir sobre elas a luz do quotidiano. O reflexo do momento presente.

Segundo o autor, a parábola é uma mensagem que traz para perto o que está longe, que acende o foco do que é essencial e, em última instância, que nos desafia à conversão e à mudança.

As parábolas de Jesus recorriam (e recorrem) às coisas simples da vida, aos detalhes que fazem parte dos nossos hábitos diários. É assim que se individualizam e que se tornam alcançáveis ao entendimento de cada um. As mensagens das parábolas não estavam descobertas, mas podiam ser vistas por quem tivesse, no coração, essa intenção. É isso que o P.e António Sílvio Couto nos revela com esta sua obra: que a verdade e a “moral” de cada parábola contada por Jesus podem ser procuradas por quem a ouve, por quem a lê.

Conforme avançamos na leitura, descobrimos que o autor organizou a obra de uma forma bastante clara e simples. Dedicou a cada uma das quarenta parábolas uma explicação, um retrato de vivência de um santo e, finalmente, uma história relacionada com os tempos que hoje vivemos.

Cada uma das parábolas exploradas nestas páginas terá um eco único em cada um dos leitores que se atreverem a lê-las neste contexto (ainda que estas possam ser já suas conhecidas). Há um fio de luz que une as palavras de Jesus às vidas dos santos que nos antecederam. Esse fio não termina na reflexão sobre a santidade “de outros tempos” e conduz-nos a uma reflexão sobre a nossa própria vida, sobre a forma como queremos, também nós, ser santos.

Em conclusão, este é um livro cheio de palavras simples, mas cheias de sentidos adaptáveis à realidade de quem se atrever a lê-las. 

Título: «Falava-lhes através de Parábolas»

Autor: P.e António Sílvio Couto

Editor: Paulinas 

www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 645

  Livro2

A autora afirma que vivemos um momento único na História e que a pandemia causada pelo coronavírus causou a recessão global mais profunda desde a Segunda Guerra Mundial. A autora defende que, aconteça o que acontecer, nunca iremos voltar ao funcionamento habitual. Esta crise levará a uma nova era de capitalismo monopolista.

Título: O Choque do Coronavírus

Autor: Grace Blakeley

Editor: Gradiva

www.gradiva.pt | encomendas@gradiva.mail.pt

 

Livro3

O autor reúne nesta obra o testemunho que Francisco Marto, o pastorinho de Fátima, nos legou. Apresenta os aspectos da sua individualidade, os singelos episódios do dia-a-dia na Serra d’Aire e a sua experiência de contacto com o Divino, que levaram o pequeno pastor à contemplação e ao ardente propósito de querer consolar Deus. 

Título: Francisco, o consolador de Deus

Autor: M. Fernando Silva

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 645

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Setembro 2021 - nº 716
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.