Livros
13 setembro 2021

Leituras

Tempo de leitura: 4 min
Nas nossas sugestões de leitura deste mês, destacamos o livro «Do lado de cá da Meia-Noite», da autoria de D. António Couto e publicado pela Paulus Editora.
Marta Arrais
---

Viver com esperança

A obra Do lado de cá da Meia-Noite, da autoria de D. António Couto, é constituída por ensaios que pretendem ser um ponto de partida para uma reflexão pessoal interna, capaz de ajudar cada um a encontrar uma esperança renovada para lidar com este período de crise pandémica que assolou a vida de todos.

Recorrendo a uma linguagem crua e directa, o autor é capaz de fazer nascer no leitor uma raiz de profundidade que o arrebata e, ao mesmo tempo, o conforta pela verdade que encerra e contém.

Na introdução, o bispo de Lamego chama a atenção para os efeitos da pandemia. Um acontecimento que veio pôr a nu as nossas maiores fraquezas e os piores defeitos de toda a humanidade. No entanto, sabemos que esta noite não durará para sempre e, na verdade, continuamos e seguimos à espera da luz de um novo dia.

Conforme vamos entrando nestas páginas, deparamos com uma pertinente reflexão sobre o exagerado culto do «eu» que domina a nossa sociedade e o mundo em que vivemos. Esta adoração pela individualidade, e pelos interesses próprios, torna o homem refém do próprio umbigo e deixa-o pouco sensível à presença do outro. Como o próprio autor nos diz: eu tenho responsabilidade pelo outro, pelo impacto das suas atitudes na minha vida e pelo efeito dos meus gestos na sua. Compreendemos, assim, que a decisão de fazer o bem é de extrema e urgente importância, especialmente durante este tempo em que atravessamos a noite do mundo.

Livro1

António Couto quer que o leitor compreenda que a nudez do rosto do outro é uma imagem poderosa, que deve emocionar-nos, e fazer-nos capazes de sentir compaixão. Além desse poder transformador, o outro será o que me fará aproximar verdadeiramente da presença e do amor de Deus. É através da minha relação com os que se cruzam comigo que saberei encontrar, também, o olhar compassivo e delicado do Pai.

Esta é uma obra que se dedica à exploração das questões do amor, da fé e da esperança, sem nunca deixar de as sustentar com uma perspectiva filosófica e teológica.

O autor destas páginas consegue fazer-nos compreender que esta sociedade que tanto criticamos, e que permite que haja mais validade naquele que aparece e que se autopromove, é a sociedade onde também estamos mergulhados e da qual também fazemos parte.

Em conclusão, cabe-nos fazer um esforço para voltar o olhar para Deus e para o essencial. Para empreender esta tentativa, sabemos que nos acompanha um Deus fiel, que acredita no que fazemos e que não se vê capaz de perder a esperança em nós.

Título: Do lado de cá da Meia-Noite

Autor: D. António Couto

Editor: Paulus

www.paulus.pt | Tel. 219 488 874 

  

 Livro2

Um emigrante sem documentos trabalha como empregado de limpeza na Austrália e vive nos anexos de um supermercado. Uma manhã descobre que uma das suas clientes foi assassinada. Amnistia é um romance do escritor e jornalista indiano Aravind Adiga, já distinguido com o Booker Prize.

Título: Amnistia

Autor: Aravind Adiga

Editora: Porto Editora

www.portoeditora.pt   |   Tel. 226 088 300

   

 livro3

O Evangelho segundo Mateus percorrido e comentado, evidenciando a humanidade e a grande pergunta do Jesus de Mateus. O responsável pela casa de espiritualidade Mater Unitatis, de Druento (Turim), dá a descobrir que o Evangelho é o relato da experiência de uma pessoa, e não exposição de uma ideia.

Título: Cada História é História Sagrada

Autor: Paolo Scquizzato

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt   |   Tel: 219 405 640

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Setembro 2021 - nº 716
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.