Livros
13 novembro 2021

Livros

Tempo de leitura: 4 min
As nossas sugestões de leitura para este mês vão para os livros «O futuro da Terra», da editora Casa das Letras, «Campos de concentração nazis», da editora Guerra & Paz, e «D. António Ribeiro, patriarca de Lisboa», das Edições Paulinas. Boas Leituras!
Marta Arrais
---

O futuro da Terra

A obra O Futuro da Terra, de Carlo Petrini, reúne alguns diálogos do autor com o Papa Francisco. O motivo dos mesmos é, precisamente, a preocupação (que ambos partilham) pelo futuro do planeta Terra.

Como nota introdutória, Domenico Pompili lembra que a crise que vivemos, e da qual somos testemunhas, é espiritual, social e, consequentemente, ambiental. Ainda no prefácio, Pompili faz-nos compreender que este livro surge da necessidade urgente de humanizar os processos de grande mudança que estão a ser vividos em cada canto do mundo. Esta obra surge como uma tentativa de suscitar um debate muito sério sobre o futuro da Terra e da própria humanidade.

Numa linguagem amistosa e de profunda partilha, tanto Petrini como o papa deixam a descoberto as suas reflexões e inquietações sobre ecologia, biodiversidade e, também, sobre o diálogo que deve tornar-se o método para equilibrar as imensas consequências do mundo globalizado.

 

Livro1

Após a transcrição dos diálogos que são, ao mesmo tempo, elucidativos e provocadores, o leitor terá oportunidade para reflectir sobre a biodiversidade, a economia, as migrações, a educação e a comunidade. Como leitores, compreenderemos que não nos cabe a nós retirar nenhum dos elementos que fazem parte da Natureza como a conhecemos nem tão-pouco a poderemos forçar a dar-nos só o que nos convém. Entenderemos que as nossas decisões de consumo terão consequências significativas no planeta que habitamos e que não poderemos chegar a um melhor futuro sem educar as novas gerações a fazer diferente do que todos nós temos feito até aqui.

Na verdade, e graças à leitura desta obra, é-nos fácil concluir que não poderemos evitar a extinção do planeta Terra se não nos decidirmos a fazer um caminho conjunto, em uníssono com a comunidade que nos rodeia. Sabemos, ainda, que devemos ao planeta que nos abraça uma honestidade que nem sempre ousamos ter. Se tivermos a consciência de que não nos salvaremos sozinhos e que a subsistência da humanidade depende da atitude de cada um, talvez compreendamos o poder que podem adquirir as práticas individuais. Segundo o autor, estas não se prendem com uma maior ou menor inteligência. Com uma melhor ou menos boa educação. O empenho neste “salvamento” conjunto está acessível a todos, independentemente da sua condição económica ou das suas opções académicas ou profissionais.

Em conclusão, esta é uma obra que se constitui como um grito, como um apelo a um conjunto de atitudes que ainda não temos. De que ainda não somos capazes. É de nós que dependerá o futuro da Terra e, em última instância, o nosso próprio futuro. 

Título: O Futuro da Terra

Autor: Carlo Petrini

Editor: Casa das Letras

https://casadasletras.leya.com/pt/   |   Tel: 214 272 200

  Livro2

Título: «Campos de Concentração Nazis»

Autor: Inês Figueiras

Editora: Guerra & Paz

www.guerraepaz.pt  |  Tel. 213 144 488

Histórias de luta e superação de sobreviventes dos campos nazis, seres humanos que viveram os horrores dos campos nazis e sobreviveram ou conseguiram até fugir. Uma obra pela especialista em Estudos Editoriais e revisora de texto Inês Figueiras, com a colaboração de Manuel S. Fonseca.

  livro3

Título: «D. António Ribeiro»

Autor: José António Santos e Ricardo de Saavedra

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel: 219 405 640

A vida e obra de D. António Ribeiro, patriarca de Lisboa entre 1971 e 1998. Episódios e momentos, incluindo testemunhos directos, entrevista e considerações ajustadas. Segunda edição, revista e aumentada, por José António Santos e Ricardo de Saavedra, jornalistas do Diário de Notícias.

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Novembro 2021 - nº 717
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.