Livros
13 dezembro 2021

Livros

Tempo de leitura: 4 min
As nossas sugestões de leitura deste mês vão para os livros «A Bíblia do princípio ao fim» e «Simplesmente José», da editora Paulus, e «Autocompaixão», da editora Albatroz. Boas leituras!
Marta Arrais
---

Conhecer a Bíblia

A obra A Bíblia do Princípio ao Fim é da autoria de Alberto Kaminouchi, missionário redentorista, e apresenta-se-nos como uma tentativa de tornar os textos bíblicos mais acessíveis a todos os leitores. O autor deseja que a mensagem dos vários livros da Bíblia seja compreendida por todos quantos a desejem ler. Assim, e com essa intenção, Kaminouchi empreende a hercúlea tarefa de criar um roteiro sobre os textos do Evangelho.

No prólogo podemos ler que a Bíblia esteve, sempre, inevitavelmente ligada a vários acontecimentos religiosos, históricos e políticos. Na verdade, lê-la e tentar compreendê-la é, de algum modo, alcançar o que foi acontecendo no decorrer do tempo da História e dos anos que a foram tecendo.

Uma vez considerando que, em termos gerais, há um claro desconhecimento da Bíblia, o autor pretende tornar os textos bíblicos mais acessíveis e, assim, difundir a importante mensagem neles contida. Alberto Kaminouchi faz uma aproximação simples ao texto bíblico, mostrando que este está ao alcance de todos, mesmo que não tenham conhecimentos teológicos prévios. Por esta mesma razão concluímos que este pode ser um livro tanto para crentes como para não crentes.

Livro1

Convém referir que a obra está dividida em duas partes principais: a reflexão e análise do Antigo Testamento e do Novo Testamento. No que respeita ao primeiro, este é um grupo de livros que poderá ser considerado antigo, ultrapassado e irrelevante para muitos cristãos. No entanto, é inegavelmente relevante para compreender o que se lhe seguirá. Nesta primeira parte será possível, ao leitor, aprofundar conhecimentos sobre a origem da palavra «Bíblia» e ter acesso a referências históricas e geográficas que ajudam a compreender cada texto.

O autor alerta-nos para a necessidade de olhar para cada texto à luz do género literário a que pertence, sendo que cada género tem as suas características e não pode ser comparado a textos de outro tipo.

Na segunda parte da obra ser-nos-á possível saber mais sobre os livros do Novo Testamento. Aqui, o autor salienta a importância da pessoa de Jesus descrita por cada um dos evangelistas. Este é o conjunto de textos que nos oferece a Boa Nova: o Filho de Deus far-se-á carne e entregará a sua vida por cada um de nós.

Em conclusão, este livro é um guia, um auxiliador de sentidos que confere, a cada leitor, uma maior segurança por ocasião da leitura de textos e mensagens tão densas e tão cheias de possibilidades. É uma tentativa corajosa, e muito bem conseguida, de aproximar o leitor deste livro incrível que é a Bíblia.

Título: A Bíblia do Princípio ao Fim

Autor: Alberto de Mingo Kaminouchi

Editor: Paulus Editora

www.paulus.pt | Tel: Tel. 219 488 874 

 Livro2

 

Título: Autocompaixão

Autor: Kristin Neff

Editora: Albatroz

www.albatroz.pt | Telefone: 226 088 342

O livro, da autoria de Kristin Neff, professora adjunta de Psicologia Educacional na Universidade do Texas (Estados Unidos), apresenta orientações para a cura emocional e a transformação interior. Na obra partilham-se exercícios práticos e um plano concreto de acção para ajudar no caminho de libertação da insegurança, da culpa e da frustração, para encontrar a aceitação, a paz e o equilíbrio emocional.

 

 

livro3

Título: Simplesmente José

Autor: Darlei Zanon

Editora: Paulus Editora

www.paulus.pt | Telefone: 219 488 874

A obra, narrativa ficcional em forma de romance, propõe uma biografia original de São José, esposo de Maria e pai adoptivo de Jesus. Numa linguagem leve e informal, o autor, tendo como fonte os evangelhos canónicos e apócrifos, conta como São José rompe o silêncio e descreve em primeira pessoa a sua experiência de vida e missão, os seus medos, dúvidas, expectativas, sonhos e decisões.

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Janeiro 2022 - nº 720
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.