Livros
05 fevereiro 2022

Livros

Tempo de leitura: 5 min
Conheça as nossas sugestões de leitura para este mês. Destacamos a obra «Bíblia da Amizade», de Marco Cassuto Moorselli e Guido Michelini. Um livro que pretende superar as divergências do passado entre judeus e cristãos.
Marta Arrais
---

Bíblia da Amizade

A Bíblia da Amizade é uma obra preparada e coordenada por Marco Morselli e Giulio Michelini que pretende ser um sinal de luz e esperança num mundo global cada vez menos pacífico e tranquilo. É um livro (e um projecto) que tem a intenção de conduzir a um diálogo de amizade, através da Bíblia, com vista a superar as divergências do passado entre judeus e cristãos.

No primeiro prefácio, escrito pelo Papa Francisco, lemos a sua vontade de continuar a empreender um diálogo construtivo que aproxime o Judaísmo e o Cristianismo. Segundo as suas palavras, a Bíblia é, precisamente, um meio capaz de o conseguir.

No segundo prefácio, de Abraham Skorka, compreendemos que ainda que a Bíblia tenha sido o guião sagrado de religiões muito importantes na História, acabou por também ser causa de muita discórdia, pelas interpretações que da sua leitura podem surgir. Como nos diz Abraham Skorka, «a Bíblia deve ser lida para inspirar os seus leitores a delinearem o presente e a projectarem o futuro».

Nas páginas de apresentação da obra, os autores revelam que este livro pretende apresentar as duas versões da Bíblia (judaica e cristã) e abrir as portas a um diálogo espiritual fraterno e tolerante. O livro nasce para ajudar a que a Bíblia comece a ser lida em conjunto, tanto por judeus como por cristãos, cessando o seu percurso comum de ódios e divergências que caracterizou muitas décadas.

Ambos os autores alertam para o facto de este projecto não pretender agradar a todos quantos o lerão ou esbater e esquecer as diferenças que, naturalmente, surgirão nas interpretações da Palavra de Deus. Também não é sua intenção que este livro seja exaustivo, difícil ou inacessível.

Livro1

Ao mergulharmos um pouco mais na obra, somos esclarecidos de forma clara sobre a Bíblia judaica e torna-se mais fácil ler e entrar no projecto que nos é apresentado pelos autores. Sabemos, então, que a Torá é a Bíblia judaica e que esta se constitui por uma parte escrita e por uma parte oral. É aqui que entendemos que também o Cristianismo partilha com o Judaísmo a ideia de que a palavra de Deus não pode confinar-se aos registos escritos.

O livro reúne textos de diversos autores (rabinos e sacerdotes, biblistas, historiadores, psicanalistas) com uma paixão pelas Escrituras e oferece ao leitor uma tremenda riqueza reflexiva pelas diferentes perspectivas, interpretações e comentários aos diferentes livros bíblicos.

É uma obra repleta de informação relevante que em nenhum momento parece tornar-se difícil ou inacessível, mesmo a quem saiba menos sobre os temas. A linguagem dos vários autores, pela sua simplicidade e clareza, será capaz de atravessar o coração dos leitores e de ser instrumento para ampliar o caminho de amizade entre judeus e cristãos.

Título: A Bíblia da Amizade

Autor: Marco Cassuto Moorselli & Guido Michelini

Editor: Lucerna

www.lucernaonline.pt   |   Tel.: 214 678 710

 

  Livro2

A obra reúne escritos autobiográficos de Edith Stein (Santa Teresa Benedita da Cruz), uma das personalidades mais fascinantes e extraordinárias do século XX. Os textos apresentam a visão da filósofa e mártir e revelam os momentos mais decisivos da sua existência no cruzamento de duas tradições culturais e religiosas: o Judaísmo e o Cristianismo.

Título: Vida de uma Família Judia e outros Escritos Autobiográficos

Autor: Edith Stein

Editor: Paulinas

www.paulinas.pt | Tel.: 218 139 038

 

livro3

A obra põe em relevo as consequências das epidemias nas sociedades no âmbito político, demográfico, cultural, ecológico e psicológico. O autor, como refere o The Times, apresenta «um novo olhar acerca das convulsões políticas e sociais de civilizações passadas». O livro foi publicado em 1976 e em 1998 teve uma nova edição.

Título: Pestes e Povos

Autor: William H. McNeill

Editor: Casa das Letras

www.leya.com | Tel. 214 272 200

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Julho 2022 - nº 726
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.