Actualidades
05 setembro 2019

Reconciliação é o melhor caminho, diz o Papa em Moçambique

Tempo de leitura: 2 min
A paz foi o tema central do encontro com as autoridades moçambicanas
---

Num encontro com as autoridades de Moçambique na manhã desta quinta-feira, 5 de setembro, o Papa Francisco destacou que a reconciliação é o melhor caminho para enfrentar os desafios da Nação.

“Quero expressar a minha gratidão pelo esforço que há tempos realizam para alcançar a paz. A reconciliação é o melhor caminho para enfrentar as dificuldades e os desafios da Nação”, referiu Francisco.

“E foi com esse espírito que há cerca de um mês, vocês assinaram, na Serra da Gorongosa, o acordo para a cessação definitiva das hostilidades militares entre os irmãos moçambicanos”, disse o Papa referindo-se ao acordo firmado entre as maiores forças políticas do país.

“Um caminho de paz que começou com o Acordo Geral de 1992 em Roma”, assinalou o pontífice.

Em seguida, Francisco recordou as palavras do Papa João Paulo II, ditas durante a visita a Moçambique em 1988: “Não à violência e sim à paz!”.

Nesse sentido, o Santo Padre recordou que “as desigualdades sociais, a exploração selvagem dos recursos naturais que deixam as pessoas na pobreza, um sistema económico-financeiro que coloca no centro o deus dinheiro e não o homem, a incitação ao ódio e à oposição, são sementes de violência e de guerra”.

E indicou que para fazer florescer a verdadeira paz, “é preciso comprometer-se com a justiça, combater as desigualdades, favorecer a cultura de encontro, cuidar da casa comum e não descartar os jovens e os idosos”.

Ainda nesta quinta-feira, o Papa tem encontro marcado com os jovens moçambicanos, com os bispos, sacerdotes, religiosos, consagrados, seminaristas, catequistas e animadores locais.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail