Actualidades
03 maio 2019

A Igreja na África, fermento de unidade entre os povos

Tempo de leitura: 1 min
---

“Rezemos neste mês para que, por meio do empenho dos próprios membros, a Igreja na África seja fermento de unidade entre os povos e sinal de esperança para este continente”, é esta a intenção de oração do Papa Francisco para o mês de maio de 2019.

As divisões étnicas, linguísticas e tribais da África podem ser superadas promovendo a unidade na diversidade.

Quero agradecer às religiosas, aos sacerdotes, aos leigos e missionários pelo seu trabalho em favor do diálogo e da reconciliação entre os diversos setores da sociedade africana.

Rezemos neste mês para que, por meio do empenho dos próprios membros, a Igreja na África seja fermento de unidade entre os povos e sinal de esperança para este continente.

Salvar a África com África

A intenção do Papa harmoniza com um dos lemas de São Daniel Comboni para a evangelização de África. No dia 15 de setembro de 1864, Comboni escreveu o «Plano para a Evangelização da África Central». Este “plano” tinha uma inspiração central: os missionários deviam ir à África não para se instalarem nela, mas para criar as condições que levassem os próprios africanos a ser promotores da evangelização da África. O lema era: «Salvar a África com África».

 

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail