Actualidades
05 junho 2019

O papa recordou a sua viagem apostólica a Roménia

Tempo de leitura: 2 min
A unidade não exclui a diversidade entre os cristãos
---

Na audiência geral desta quarta-feira, 5 de junho, o Papa Francisco recordou a recente viagem apostólica à Roménia (31 de maio a 2 de junho) destacando que “a unidade não exclui a diversidade”.

“Como cristãos, tanto católicos como ortodoxos, reconhecemos que a nossa unidade está fundada no único Batismo e marcada pelo sangue e o sofrimento que ambas as Igrejas experimentaram juntas durante os tempos sombrios da perseguição do regime ateu. Nesse sentido, foi muito significativo o encontro com o Patriarca e o Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa romena que culminou na oração do Pai-Nosso, oração cristã por excelência, património comum dos batizados. Assim, mostramos que a unidade não exclui a diversidade”, disse.

Francisco falou também sobre o lema da viagem e a expressão que guiou os encontros: “«caminhar juntos» é uma experiência e um valor quer entre cristãos, no plano da fé e da caridade, quer entre cidadãos, no plano do compromisso civil”.

O Santo Padre salientou ainda a visita a uma comunidade Rom, de origem cigana, onde renovou “o apelo contra todo o tipo de discriminação e o respeito pelas pessoas de qualquer etnia, língua e religião”.

No final da audiência, o Papa Francisco convidou crentes e não-crentes a associarem-se a uma iniciativa pela paz, no sábado, 8 de junho. A data recorda o 5.º aniversário do encontro de oração com presidentes de Israel e da Palestina que decorreu no Vaticano.

“Às 13h00 somos convidados a dedicar «um minuto pela paz» – de oração, para os crentes; de reflexão, para quem não acredita –, todos juntos por um mundo mais fraterno”, anunciou Francisco.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail