---
Artigos

Perseverantes no amor

Rute é uma mulher moabita, que, depois da morte do marido, decide cuidar da sua sogra e, para isso, abandona a sua terra e cultura e emigra para Israel. Rute escolhe Deus porque escolhe o amor, e nas manifestações de afecto e carinho reconhece a Sua presença.
---
Artigos

Cacau na bolsa

Ondas de calor e chuvas intensas prejudicam as colheitas de cacau na África Ocidental, região que garante três quartos da produção global do fruto. O preço do cacau nos mercados internacionais dispara sem beneficiar no imediato os produtores e pondo em risco a subsistência de milhões de pessoas.
---
Livros

Livros

Deixamos aos nossos leitores mais três excelentes sugestões de leitura para este mês, com destaque para o livro «Olhar a Teologia do Futuro aos Ombros dos Gigantes de Hoje», das edições Paulinas.
---
Mundo

Daniel Noboa pisou o risco

O governo de Noboa terá dado um passo em falso na sua guerra contra o crime e confundido as coisas – levou a luta para dentro de uma embaixada estrangeira sem bater à porta.
---
Opinião

A arte da comunicação e a inteligência artificial

Os sistemas de IA podem ajudar-nos a pôr em prática uma comunicação – no seu sentido pleno de arte da comunhão –, que ponha a pessoa no centro.
---
Opinião

Repartir

Repartir é o gesto central de Jesus na Eucaristia, e é a maneira de viver com que os seus discípulos tornam Jesus presente.
---
Artigos

Católicos indonésios: Um testemunho de fé

Na Indonésia, o maior arquipélago do mundo, os cristãos são uma minoria e os católicos somam pouco mais de sete milhões e meio (3,06% da população). A Ir. Kurniawaty Marsaoly conta-nos os desafios de ser discípulos de Jesus neste contexto.
---
Opinião

Abraça a lentidão

Uma abordagem mais tranquila e intencional da vida reconhece que a lentidão pode ser uma fonte de sabedoria, criatividade e bem-estar.
---
Música

Discos

«A Dúvida Soberana» e «Missa Solemnis – Beethoven Révolution» são as nossas sugestões musicais para este mês.
---
Reportagens

O longo caminho para o perdão

Entre a Igreja Católica e os povos indígenas canadianos existe um marco histórico doloroso: o das chamadas escolas residenciais. Uma ferida profunda que marcou as relações entre a instituição e os povos autóctones. João Paulo II dirigiu-se aos povos originários nas suas duas primeiras visitas ao Can
---
Reportagens

Uma história de tótemes e búfalos

Existem 1,8 milhões de indígenas no Canadá, ou seja, cinco por cento da população. A Constituição canadiana de 1982 distingue-os em três grupos: Primeiras Nações, Métis e Inuítes. Entre os símbolos indígenas mais conhecidos contam-se os tótemes e os búfalos.
---
Reportagens

Mesmo no «paraíso» está muito calor

No Canadá, habitado por 37 milhões de pessoas, existem oito mil árvores por habitante. No entanto, não faltam problemas ambientais. Do rápido aumento das temperaturas ao degelo dos glaciares, dos incêndios à invasão das empresas mineiras nacionais, que muitas vezes não gozam de boa reputação.

Últimos vídeos

Outubro Missionário 2023: Reflexão dia 31
Outubro Missionário 2023: Corações Ardentes, pés ao Caminho. Reflexão diária 31
31 outubro 2023
---
EDIÇÃO
Maio 2024 - nº 746
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.